Apartamento para Estudantes
Enfim o dia tão esperado para ingressar na faculdade chegou, após longos meses de estudo e dedicação! E junto com ele, algumas novidades e hábitos que precisarão ser considerados. Afinal, é um novo ciclo de vida que se inicia.
Dependendo de onde for a faculdade e do lugar atual onde se mora, inevitavelmente as providências passarão pela mudança de moradia, e algumas opções deverão ser consideradas.
Uma delas pode englobar a estrutura de moradia, principalmente se a faculdade for em outro município diferente do seu. Você pode morar em São Paulo e ter que procurar um apartamento para estudante ou uma república estudantil em Piracicaba, por exemplo. Mas como saber se esta pode ser uma boa saída? A gente pode te dar umas dicas aqui, que certamente vão ajudá-lo a decidir. Confira:
O que é uma República Estudantil?
O perfil de moradia, chamado república, é habitado somente por estudantes e geralmente é composto por alojamentos, que ficam dentro do campus da faculdade. Então, se todos possuem a mesma rotina, é preciso haver muito desprendimento, responsabilidade nas tarefas e maturidade para conviver coletivamente com diferentes perfis. Essa postura precisa ser considerada tanto no caso de morar em uma república estudantil, quanto em um apartamento para estudantes ou até mesmo uma pensão feminina.
É preciso adaptar-se
Ser flexível é uma regra fundamental para o bom convívio em grupo dentro de uma república estudantil. Então, o primeiro passo é deixar de lado o perfeccionismo, se for o seu caso, e junto com os demais colegas, criar algumas regras de convívio que englobem limpeza, horários, tempo do banho e dias para algumas tarefas. Tudo de forma negociada para que se construa coletivamente uma rotina organizacional, que inclua as medidas tomadas, caso alguma regra seja descumprida.
Como lidar com as contas?
Para evitar surpresas, como uma conta de luz cortada ou um aluguel atrasado, no caso de um apartamento para estudantes, por exemplo, procure selecionar junto com os demais, a maneira como as contas serão administradas. Se elas ficarão a cargo de uma pessoa ou mais, quais as datas limites para a entrega de cada parcela, como serão feitas as compras de comida e produtos de limpeza etc.
Medidas de precaução
Para manter o convívio saudável dentro de uma república e com os demais vizinhos, questões relacionadas ao barulho também precisam ficar claras. Até onde? Que horário? E de que maneira isso pode ser feito?, por exemplo.
E se por acaso precisar receber alguma visita, nada mais justo do que avisar antecipadamente os colegas que dividem o mesmo espaço que você. Principalmente, se quiser cogitar a possibilidade dessa pessoa dormir no espaço uma noite. Afinal, quando se trata de moradia, todos os envolvidos precisam se sentir confortáveis.
Seguindo essas regrinhas básicas de comportamento, certamente a experiência de morar em uma república estudantil pode ser um aprendizado inesquecível, além de muito divertido.