Desde uma tarefa doméstica a trabalhos específicos, a escada está presente no dia a dia das pessoas. Mas seu equipamento é o mais indicado para suas tarefas recorrentes de acordo com a NR12 para escadas?
A NR12 é a Norma Regulamentadora que diz respeito a máquinas e equipamentos gerais a serem utilizados em tarefas cotidianas ou específicas, para garantir a integridade do usuário.
Selecionamos os melhores tipos, modelos e materiais de escada para os quatro principais serviços que necessitam desse apetrecho para serem realizados.
Materiais de Escadas pela NR12
As escadas podem ser construídas com materiais diversos, os três principais são:
- Madeira – Bastante comuns, as escadas de madeira são mais resistentes a impactos, são isolantes térmicas e elétricas e por isso podem ser utilizadas para serviços simples que envolvam eletricidade.
Por ser um material duradouro, também são utilizadas em serviços de limpeza e pintura.
É indicado que a escada de madeira seja armazenada em local coberto e seco, pois sua vida útil diminui quando exposta a chuva e calor.
- Metal – Geralmente encontrada em aço ou alumínio, escadas de metal têm a vantagem receber uma pintura protetora, que não a deixa estragar quando expostas ao tempo.
São utilizadas tanto em locais internos quanto externos e em serviços domésticos e específicos.
As escadas de metais possuem ainda a vantagem de virem em diversos modelos e formatos, sendo alguns deles singelas, dobráveis, extensíveis e plataforma NR12.
- Fibra de Vidro – Escadas fabricadas com esse material são superiores pois unem a versatilidade das escadas de metal com a propriedade isolante presente nas escadas de madeira.
Cuidados ao Utilizar Escadas
Dentre muitos, separamos alguns cuidados a serem tomados na hora de utilizar escada.
- Deixar a base da escada a uma distância média da parede onde ela está apoiada para evitar quedas.
- Apoiar a escada sempre em piso firme e evitar locais escorregadios.
- Respeitar a capacidade de carga da escada.
- Jamais utilizar escadas de metais para serviços elétricos de alta tensão.
- Sempre usar cinto quando a altura do serviço é maior que 2 metros.
- No caso de escada plataforma NR12, travar as rodas antes do uso.
- Sempre verificar a estrutura da escada, procurando por trincas e desgastes.
Serviços Domésticos Internos
Começando pelo básico, todo mundo já precisou de uma escada em casa para ajudar na hora de trocar uma lâmpada, renovar a pintura ou fazer manutenção em locais de altura elevada.
As mais indicadas são as escadas dentro da NR12 de modelo dobrável, geralmente fabricadas em aço ou alumínio, sendo essa a de maior preferência por ser mais leve.
De acordo com a NR12, essas escadas são mais indicadas para serviços em locais que possuem teto baixo, como casas e comércios, por possuírem menos degraus, mas ainda permitir o alcance necessário.
As escadas para uso doméstico devem possuir degraus largos, uma pequena plataforma em sua parte mais alta e sapatas de borracha nos pés para evitar que a escada derrape em pisos lisos.
Para serviços em alturas médias (janelas, prateleiras e armários), é possível encontrar um modelo menor, estilo banqueta, mas que ainda atenda as normas de segurança da NR12.
Serviços Externos
Para realizar serviços externos em alturas mais elevadas, é necessário que o alcance da escada seja maior. Para isso, a NR12 indica as escadas extensíveis ou a escada plataforma NR12.
Essas escadas podem ser de qualquer material, desde que não se utilize escada de metal ou plataforma NR12 para serviços que envolvam eletricidade.
Serviços Elétricos
Para serviços elétricos em alta tensão é necessário que se utilize uma escada que não seja de material condutor. Por isso é indicado usar a escada de madeira para serviços elétricos do tipo doméstico e o/a eletricista profissional deve sempre usar a escada de fibra de vidro.
Para esse tipo de trabalho, é preciso que o usuário sempre faça uso de materiais com isolantes e a escada deve possuir sapatas de borracha nos pés, tanto servir como isolante quanto para impedir que a escada derrape.
Serviços Que Necessitam Mobilidade do Usuário
Em locais como estoques, supermercados e indústrias, onde o funcionário precisa de mais mobilidade, é indicado o uso da escada plataforma NR12. Essa escada também é conhecida pelo nome “escada trepadeira”.
Essa escada possui degraus largos, antiderrapantes, corrimões e uma barra de proteção na sua plataforma, permitindo que o usuário de um ou dois passos em cima dela e possa fazer isso com alguns objetos nas mãos.
A escada plataforma NR12 é indicada também para serviços onde é necessária mais resistência a força, pois esse modelo aguenta cargas que variam desde 150 kg até 300 kg.