Se você já assistiu aos ciclistas de elite pedalarem, provavelmente notou como eles deslizam pela estrada. De forma rápida, suave e eficiente. Suas pernas se movem em loops firmes, estejam subindo uma colina íngreme ou andando em terreno plano.
Parte dessa facilidade se deve a cadência e o uso de equipamentos certos, como a bermuda para ciclismo.
Cadência é a taxa na qual um ciclista pedala. É o número de rotações de pedal por minuto (RPMs). Se você aumentar e treinar sua cadência, melhorará sua eficiência no ciclismo, permitindo que você pedale por mais tempo e com mais velocidade.
Porque é tão difícil determinar a cadência correta?
Definir qual a cadência ideal para o melhor rendimento no ciclismo não é uma tarefa tão simples. Ao realizarem testes na busca pela cadência ideal na bike, muitos atletas acabam se deparando com algumas situações comuns.
Atletas leves, por exemplo, tendem a se sentir mais confortáveis com uma frequência de pedaladas mais alta, enquanto pessoas pesadas costumam apresentar um padrão de cadência mais baixa. Já atletas de provas curtas pedalam com uma cadência mais alta que os especialistas em longa distância.
Isso acontece porque o corpo humano busca naturalmente formas de favorecer seus pontos fortes, o que não significa que não seja possível minimizar as deficiências por meio de treinamento.
No que a cadência influencia?
Quando você pedala mais rápido, você coloca menos tensão e força em seus músculos a cada pedalada. Você anda em uma marcha mais baixa e, como resultado, usa seus músculos de contração lenta.
Esses músculos queimam gordura como combustível, são resistentes à fadiga e se recuperam rapidamente quando deixados em repouso. Além disso, estudos mostram que uma cadência maior significa um aumento no fluxo sanguíneo para os músculos, o que por sua vez, significa mais oxigênio no sangue e um desempenho aeróbico maior.
Por outro lado, uma baixa cadência em alta velocidade é mais desgastante para os músculos. Isso acontece porque são usados músculos de contração rápida, que queimam glicogênio como combustível, causam fadiga mais rapidamente e levam mais tempo para se recuperar.
Em outras palavras, a força muscular não dura muito tempo, então você começa a sentir a queimadura mais rápido do que em uma cadência mais alta. Você pode pensar que pedalar mais rápido exigiria mais de seu sistema cardiovascular, mas isso não é verdade.
O sistema cardiovascular é um sistema altamente eficiente. Ao contrário do sistema muscular, não demora muito para se recuperar, e é limitado apenas pela sua capacidade – quanto ar está chegando a qualquer momento – não pela quantidade de trabalho já feito.
Então, qual é a cadência ideal para um ciclista?
Embora não exista um número mágico, a meta de 90 RPM é um bom objetivo para evitar a fadiga nas pernas e aproveitar ao máximo esses músculos de contração lenta. Ciclistas médios têm uma cadência de cerca de 60 RPM; os ciclistas avançados e de elite pedalam de 80 a 100 RPMs.
Importante salientar que mudar sua cadência é sim possível, mas leva tempo. Isso acontece porque seu corpo já se adaptou à sua cadência atual e a mudança exige trabalho de todos os sistemas do seu corpo: neural, muscular, cardiovascular, metabólico etc.
Como melhorar a cadência
Para promover esse aumento da cadência é importante contar com o apoio de um treinador, já que muitas vezes ele acarreta em algumas mudanças na mecânica do movimento. Entram aí os exercícios educativos, que ajudam a dar consciência corporal ao atleta.
Outra forma de aumentar não só a cadência, mas o desempenho de forma geral, é utilizar a roupa adequada. Depois de superar sua reação inicial, muitas vezes negativa, à aparência das bermudas para ciclismo, você ficará surpreso com o conforto e a funcionalidade que vêm com elas.
As bermudas para ciclismo são projetadas especificamente para as necessidades de um ciclista. Essas necessidades incluem acolchoamento nos lugares certos, costuras nos lugares certos, materiais flexíveis e que reduzem a resistência do ar e permitem uma gama completa de movimentos.
Resumindo, não existe uma cadência ótima, mas sim várias cadências ótimas, diferente para cada ciclista e para cada situação diferente. Apesar disso, com treinos apropriados e utilizando equipamentos certos, como bermuda para ciclismo é possível sim otimizar seu rendimento.