Home Esporte Musculação e Ciclismo: Como Integrar?

Musculação e Ciclismo: Como Integrar?

0

A musculação é um exercício complementar muito benéfico ao ciclista, pois aumenta a densidade óssea, ajuda na consciência corporal sobre a bike e ameniza possíveis desvios posturais ou desequilíbrios musculares, além de otimizar o ganho de massa magra.

Os ciclistas que fazem musculação, além de se tornarem mais resistentes, costumam ter mais facilidade de manter o ritmo durante a competição, gerar explosão nas largadas, e até mesmo poupar energia quando necessário.

Quais os benefícios de integrar a musculação e ciclismo?

Quem anda de bike com frequência, desenvolve sua resistência aeróbica de maneira mais acentuada. Esta é uma das qualidades físicas de base para o esporte, porém não a única.

Por isso, é importante trabalhar outras características, que também são de grande importância para o ciclismo, utilizando a musculação. Ganhos de força máxima, resistência de força e resistência muscular localizada, podem ser muito bem desenvolvidos com o treino de musculação apropriado.

E estas são algumas qualidades físicas que são fundamentais para que você melhore seu desempenho geral no pedal. Para isso, será necessário adequar as cargas, escolher exercícios de maneira inteligente e principalmente, ter um bom planejamento.

Quais músculos trabalhar?

  • Fortalecimento do Core

O core é composto pelos músculos da região lombar, abdominal e os glúteos. Os músculos do core são estabilizadores e oferecem o suporte para que músculos como o quadríceps, tenham suas funções melhoradas.

É enorme o número de ciclistas que apresentam dores na região lombar e até desenvolvem lesões ou patologias neste local. Em grande parte dos casos, isso acontece porque não há um fortalecimento adequado.

Com a musculação uma série de lesões podem ser evitadas e, além disso, acarretar em uma melhora considerável no desempenho. Afinal, se você não sente desconforto, tem mais facilidade para treinar pedalar em um ritmo melhor.

  • Membros superiores

Não é recomendado negligenciar o fortalecimento dos membros superiores. Ombros, braços, peito e dorsais são fundamentais para que a prática de ciclismo ocorra normalmente e ajuda a evitar lesões.

A prática ainda pode te gerar um desempenho melhor, pois te proporciona maior estabilidade, firmeza e segurança. Além disso, ao treinar da maneira adequada, os membros superiores, você irá ter uma melhora acentuada das funções metabólicas do organismo.

Quando se fala em musculação para ciclistas, é preciso que entender que ela é um suporte, não o objetivo final. Por isso, o treino tem de ser pensado e planificado desta maneira.

É preciso alinhar os estímulos, usar os exercícios de maneira inteligente, sempre focando no principal: o ciclismo. É muito fácil perder o foco e usar estímulos diferentes do que o ciclista realmente precisa.

Integrar musculação e ciclismo é o suficiente para ter um melhor desempenho?

Aliar as práticas pode te trazer vários benefícios, porém existem medidas simples e tão importantes quanto. Por exemplo, o uso de equipamento adequado.

A roupa para ciclismo, ao contrário do que muitos pensam não é apenas uma questão estética. Ela possui muitos benefícios para quem pratica o esporte.

A roupa para ciclismo deve ser acima de qualquer outra coisa, muito confortável. Existem vários modelos e o preço varia conforme suas características.

As bermudas também devem ser escolhidas com cuidado, já que as pernas são a parte que mais se trabalha quando o assunto é andar de bicicleta. Escolha um modelo que se adapte bem ao seu corpo e que não fique nem muito grande, nem muito apertado, a prioridade deve ser o seu conforto.

Outras características importantes da roupa para ciclismo são a aerodinâmica que ela proporciona e o controle de temperatura. O fato de a roupa ser toda colada ao corpo ajuda quem está pedalando a atingir velocidades mais altas, sem interferência do vento.

A roupa para ciclismo consegue ainda segurar calor nos dias frios, mantendo seu corpo na temperatura ideal, e liberar calor nos dias muito quentes, ajudando em questões como a transpiração.

Mesmo sendo iniciante, invista num uniforme de ciclismo, vale a pena, você vai pedalar com mais conforto e com mais segurança.

Agora que você já sabe de todas essas vantagens de usar uma roupa apropriada para ciclismo, não perca mais tempo e corra comprar a sua! Pedalar com segurança é importante para evitar lesões e garantir sempre um bom desempenho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here