
Desde criança, todo mundo ouve falar que é importante ter uma boa alimentação para obter vitaminas. Mas, afinal de contas, o que são esses itens tão recomendados? As vitaminas são compostos orgânicos essenciais ao funcionamento do organismo. O ser humano não consegue produzir essas moléculas por conta própria, de modo que é necessário obtê-las por meio da alimentação. Embora esse tipo de nutriente não exija consumo em grandes quantidades, qualquer deficiência pode causar problemas de saúde. Da mesma forma, o excesso de vitaminas também é responsável por desencadear condições prejudiciais ao organismo.
Como conseguir as quantidades ideais?
Em geral, as vitaminas estão presentes na maioria dos alimentos, com destaque para as frutas, verduras e legumes. No entanto, muitas delas só são encontradas em alimentos bastante específicos, de modo que seguir uma dieta tão rica e balanceada representa um desafio às pessoas nos dias atuais, em que impera a comida rápida e industrializada.
Dessa forma, muitas pessoas recorrem ao consumo de suplementos vitamínicos, como é o caso de Multistratus, um multivitamínico da Natural Stratus que contém as doses diárias recomendadas para cada vitamina. Esse tipo de suplemento é especialmente benéfico para as pessoas que têm alguma deficiência nutricional. É recomendado o acompanhamento de médicos ou nutricionistas para consumir esse tipo de produto, especialmente para crianças, adolescentes, gestantes e nutrizes.
Quais são os tipos de vitamina existentes?
As vitaminas são classificadas de acordo com as funções que desempenham no organismo (cada uma costuma atuar em órgãos e sistemas específicos), sendo geralmente identificadas por letras, embora haja também um nome mais técnico. O ácido ascórbico, por exemplo, é popularmente conhecido como Vitamina C.
Esses nutrientes são divididos em dois grandes grupos: o das vitaminas hidrossolúveis e o das vitaminas lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água. Por conta disso, passam pouco tempo no organismo, sendo rapidamente descartadas. Dessa forma, as vitaminas desse tipo precisam de ingestões maiores e mais frequentes. Este é o caso das vitaminas do complexo B (que totalizam oito vitaminas) e da vitamina C.
As vitaminas lipossolúveis, por sua vez, são solúveis apenas em gordura, de modo que seu consumo deve ser acompanhado pela ingestão de alimentos com gordura. No entanto, recomenda-se aquela gordura mais saudável, em quantidades controladas, presente nas castanhas, no abacate e no salmão, por exemplo. Esse é o caso das vitaminas A, D, E e K.
Quando devo tomar suplementos multivitamínicos?
Os suplementos vitamínicos devem ser tomados por pessoas que têm dificuldade em manter uma alimentação balanceada e que, por isso, podem desenvolver deficiências nutricionais que causam perda de vitalidade e energia, falta de disposição, além de diversos problemas de saúde. Recomenda-se que sejam consumidos junto com as refeições, preferencialmente pela manhã, pois os alimentos ajudam na absorção das vitaminas pelo organismo, junto com os demais nutrientes a serem consumidos ao longo do dia.
No caso de Multistratus, a ingestão de uma cápsula por dia já garante que as necessidades diárias de vitaminas estão saciadas. Além de ajudar a manter os órgãos funcionando corretamente, prevenindo problemas gerais de saúde, as vitaminas também conferem mais disposição e vigor às pessoas em seu dia a dia.
