Casa e família Como escolher o abajur mais adequado?

Como escolher o abajur mais adequado?

-

A iluminação é um dos quesitos mais importantes para decoração, pois é capaz de gerar certa ambientação diferente em vários tipos de situações. Assim, é importante saber um pouco sobre como escolher o abajur mais adequado, o qual é uma opção bastante versátil de luminária, que combina com vários lugares da casa.

Como escolher o abajur mais adequado?

Além de garantir a iluminação do ambiente, o abajur ainda garante uma sensação de aconchego. No entanto, é importante que ele combine com o estilo do cômodo.

Geralmente, os abajures costumam tornar o ambiente mais elegante e moderno, não havendo quaisquer regras para a sua utilização, e pode ser escolhido conforme o gosto de cada pessoa.

Dicas de como escolher o abajur mais adequado

Os abajures são peças de decoração que garantem muito aconchego em qualquer casa, além de proporcionar uma melhor iluminação, sendo versáteis e se encaixando bem em qualquer ambiente. Com isso, conheça algumas dicas abaixo sobre como escolher o abajur mais adequado.

  • No caso do quarto, o abajur é uma peça que garante muito conforto para esse ambiente, contribuindo para deixar esse cenário de descanso muito mais aconchegante. Assim, o adequado é que a luz seja suave, ou até mesmo uma luz indireta e difusa, o que cria um efeito mais relaxante.
  • Geralmente, o abajur combina melhor com luzes sendo emitidas por lâmpadas incandescentes devido a cor dourada, o que garante um menor ofuscamento para a vista. Assim, o seu principal papel é garantir uma iluminação mais sutil, moderada e que não incomode.
  • Quando for decidir onde colocar o abajur na sua casa, é interessante que você leve em consideração a necessidade de luz em um ambiente ou ponto específico. Além disso, é importante analisar outros elementos, como a disposição dos móveis, o projeto de iluminação, entre outros fatores.
  • Os abajures são mais usados nos quartos e na sala, sobre os criados mudos ou mesas laterais, assim, o correto é que sempre entrem como um componente da iluminação e que sejam combinados com outras fontes de luz. Geralmente, os abajures que possuem uma cúpula escura possuem um efeito mais decorativo, o que garante que a iluminação seja complementada por outras fontes. Assim, se deseja garantir uma maior decoração a esses ambientes, opte por esse tipo de abajur. O abajur cristal também uma excelente opção decorativa, por seu requinte e elegância.
  • Contudo, se você busca garantir tanto uma iluminação boa quanto um ambiente decorado, você deve optar por peças que possuem a cúpula clara, o que garante que a iluminação do ambiente não fique comprometido.
  • É importante levar em conta também o local onde você irá dispor os abajures nos cômodos, pois deve sempre haver uma tomada por perto. Além disso, deve-se levar em conta o tamanho do abajur e da mesa onde ele será disposto. Geralmente, os cantos do ambiente são mais indicados, por serem mais escuros e possuírem mais tomadas. Assim, procure encaixar uma mesa nessas áreas do cômodo.
  • Se você deseja incluir um abajur no seu ambiente de trabalho, é indicado que você opte por luminárias suspensas, as quais são próprias para a leitura, além de ganhar um maior espaço nesse ambiente.
  • Já nos quartos, você pode dispor os abajures sobre o criado mudo, no entanto, como os quartos ultimamente estão possuindo dimensões cada vez menores, o mais indicado é que você opte por uma luminária suspensa ou de mesa. Normalmente, os abajures dos criados do quarto não precisam ser obrigatoriamente iguais, pois a diferença pode refletir de acordo com a personalidade de cada pessoa e o uso que é feito. Assim, se você realiza muita leitura antes de dormir, você pode optar por uma luminária que seja própria para a leitura. Mas, se não gosta de ler, você deve optar por um abajur com uma luz mais suave.

Normalmente, uma das grandes dúvidas das pessoas é sobre quais modelos escolher de abajures, os quais existem dos mais diversos estilos. Assim, você pode optar por abajures que sejam clássicos, com estilo mais vintage, modernos, minimalistas, entre muitas outras opções.

Portanto, se você irá decorar a sua casa ou até mesmo precisa de um ambiente mais iluminado, é interessante saber como escolher o abajur mais adequado, o qual garante maior conforto e pode ser extremamente versátil.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você