Home Administração Software para Clínicas

Software para Clínicas

0

Uma clínica não é uma empresa qualquer, e a administração de todos os procedimentos que envolvem o atendimento aos pacientes requer um controle logístico avançado. Hospitais e clínicas possuem variáveis na rotina de trabalho que devem o tempo todo ser previstos e contabilizados, contando com uma linha de ação direta e eficaz, afinal muitas vezes a saúde do paciente não pode esperar uma solução ou correção improvisada. Claramente isso não é uma novidade para os profissionais de saúde com experiência, mas é um excelente lembrete para os médicos que estejam planejando a abertura ou incorporação de clínicas particulares. Muitas empresas pensaram na burocracia e na necessidade operacional de uma clínica ou hospital, e criaram softwares específicos para a administração desses estabelecimentos sem que haja falhas ou atrasos. Esses softwares são complexos em sua confecção e simples na operação, para que todos os profissionais envolvidos na manutenção da saúde se preocupem apenas com o bem-estar de seus pacientes.

Recursos indispensáveis

Software para Gestão de Clínicas
Software para Gestão de Clínicas

Inicialmente esses softwares têm com função básica a elaboração da ficha dos pacientes: formulários com dados cadastrais, perfis com arquétipos e anamneses salvas, geração de laudos e acompanhamento de todas as atividades de cada um, em uma interface simples e eficaz. O programa possui uma avançada agenda de consultas que permite agendamento remoto ou local, sincronização, busca de agendamentos e horários livres dos profissionais cadastrados, calendário inteligente com desativação de feriados e envio de SMS aos pacientes na geração do agendamento. Alguns modelos de software para clínica possuem também alguns recursos extras como o faturamento para os mais diversos convênios cadastrados, estatísticas do consultório com fila de agendamento e controle de tempo de espera e atlas do corpo humano embutido.

Os softwares para clínicas sofreram nos últimos tempos severas modificações, com melhorias significativas para todos os profissionais e principalmente para os pacientes. Os programas possuem agora um pré-cadastro com todas as especialidades médicas para que não haja perda de tempo na sua operação, além de um controle financeiro pré-configurado com as principais situações e ações na rotina da clínica, com a excelente adição dos convênios mais comuns e utilizados. Além disso, recursos de conectividade e acesso foram adicionados, como o chat entre os usuários (internos) do sistema e a possibilidade de acesso ao programa de qualquer lugar, através de aplicativos móveis para as principais plataformas de celulares e tablets do momento.

Onde conseguir?

Há diferentes formas de adquirir esse tipo se software. A primeira e a mais simples delas é através de sites que disponibilizam o download de programas gratuitos para esse fim, programas que já estão no mercado faz algum tempo e que são velhos conhecidos das clínicas tradicionais. Mas essa solução, apesar de barata, pode não ser a ideal para a clínica. Isso porque esse tipo de software aberto não possui a melhor das interfaces, não dispõe dos últimos recursos disponíveis e ainda sim não possui qualquer garantia de funcionamento ou possibilidade de suporte. Já os softwares comercializados por empresas especializadas no assunto são completamente funcionais, apesar de caros. Eles já são instalados (muitas vezes por um técnico, gratuitamente) com todos os recursos disponíveis e possuem uma interface limpa, organizada e em alta resolução. Ainda sim, há um backup de todas as informações do banco de dados na empresa gestora e responsável pela instalação, possibilitando uma segurança a mais e um suporte constante. Por isso, esse tipo de ferramenta é mais um investimento para a clínica, e obviamente um dos mais importantes.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here