

Hoje em dia, o mundo é tão globalizado que as pessoas têm como um de seus principais sonhos viajar para os mais variados países. Conhecer culturas diferentes, se deslumbrar com paisagens e centros históricos repletos de beleza, relacionar-se com gente nova, testar seus limites e descobrir os costumes exóticos de outros povos são algumas das muitas vantagens que um viajante encontra em suas andanças pelo mundo.
Em se tratando de um intercâmbio, a viagem ganha ares muito mais importantes porque, no caso, a pessoa vai ficar fora de sua cidade e de seu país por meses. Por isso, os riscos precisam ser minimizados ao máximo. Questões como hospedagem, alimentação, transportes e a escola onde o intercambista vai estudar precisam ser resolvidas com cautela e atenção, para que a pessoa não se frustre ao longo da viagem e não se arrependa do alto investimento que ela realizou.
Isso mesmo, um intercâmbio pode causar arrependimentos! Para evitar essa situação bastante complicada, é importante que a pessoa tenha o apoio de profissionais e especialistas em intercâmbio para decidir essas questões. E nem todas as agências estão devidamente qualificadas para ajudarem os jovens e as pessoas tão interessadas em descobrir, por elas mesmas, a magia de uma vivência internacional. Seja porque elas estão focadas apenas em lucros desenfreados, seja porque elas ainda são amadoras no assunto, há agências que, ao invés de ajudarem, só prejudicam seus clientes.
Então, confira a seguir dicas para você encontrar a melhor agência de intercâmbio, garantindo, assim, uma viagem sem sustos e com resultados bastante satisfatórios e inesquecíveis.
Cheque o histórico e a procedência da agência
Primeiramente, a pessoa deve pesquisar como é essa agência e qual sua reputação no mercado. Caso ela conheça alguém que fez um intercâmbio e amou a experiência, pergunte para ela qual foi a agência escolhida e como foi o atendimento e os serviços prestados. A Internet, as mídias sociais, blogs e revistas também podem ser muito benéficos nesse sentido, bastando apenas que o futuro intercambista não tenha preguiça nem tampouco desleixo na hora de encontrar a opção mais confiável e segura.
A principal recomendação, nesse sentido, é que a pessoa não olhe tanto para os preços e só reflita a respeito depois. Algumas agências oferecem pacotes muito baratos e, às vezes, não muito eficientes ou satisfatórios. Então, não se deixe levar inicialmente pelos valores, mas sim pela reputação da agência, porque é ela quem vai ser a responsável por sua viagem a quilômetros de distância de sua família e de sua casa.
Vá de porta em porta e tire todas as dúvidas
Feita essa primeira sondagem, o que o futuro intercambista precisa fazer é ir pessoalmente até as agências. Se não der para ir num primeiro momento, pelo menos ligue e comunique-se diretamente com seus funcionários, podendo até ser via e-mail. O site e o blog da empresa são apenas uma porta de entrada, logo a pessoa precisa esclarecer dúvidas a respeito dos pacotes, conversar sobre seus interesses e necessidades, questionar o programa e ter a certeza de que tudo dará certo e de que todos os detalhes são satisfatórios.
É assim que uma agência ou outra poderá se destacar. O funcionário sabe o que está vendendo? O pacote é completo e seguro? Não há riscos? Você foi tratado bem? Se todas essas perguntas forem positivamente respondidas, então você pode já começar a considerar sua agência, já que a primeira impressão é a mais importante.
Programa-se e reflita bastante!
Outro detalhe importante é para você não fazer absolutamente nada com pressa. Se você quer viajar em janeiro, por exemplo, a dica é você já começar a se planejar e a programar seu intercâmbio em junho ou julho, no mínimo seis meses antes. Assim, você poderá ir conversando com as agências durante um bom período e discutir condições comerciais, detalhes do pacote e até mesmo itens adicionais, como passeios e tours no país de destino.
Caso você faça tudo o mais rápido possível, a chance é, além de você perder oportunidades em seu intercâmbio, pagar mais caro por isso, o que, com a recessão econômica e o dólar em alta, com certeza não é uma boa pedida.
Quando o contrato for finalizado, aliás, é uma excelente dica você ter um tempinho para ler todas as suas cláusulas com cuidado. Ou seja, escolhido o pacote, guarde pelo menos dois ou três dias para ter a certeza de que está tudo certo e de que você não foi enganado pela agência.
Uma experiência de vida
Sendo assim, independentemente da agência escolhida, se você seguir essas dicas e estiver atento a qualquer risco, o intercâmbio será uma grande vivência, que marcará sua vida para sempre. Com ele, sua cabeça e seu olhar serão ampliados e você poderá presenciar muitas histórias e momentos inesquecíveis. Com segurança e cautela, é, sem dúvidas, uma das maiores realizações que alguém pode ter em sua vida!