

Muitos sabem dos benefícios que o pilates, técnica de ginástica inventada pelo alemão Joseph Pilates nas primeiras décadas do século XX, traz para a saúde, tanto do corpo quanto da mente. Não faltam predicativos positivos para descrever a atividade, que tonifica os músculos, corrige a postura, aumenta a flexibilidade, melhora a coordenação motora, desestressa e ainda ajuda na concentração e no foco.
Não é à toa que a técnica é uma das mais populares mundo afora e tem conquistado praticantes de todos os países, das mais variadas idades. É só andar nas ruas e nas academias para ver que tem sempre algum tipo de estúdio de pilates, independentemente do tamanho. Pequeno ou grande, não importa: sempre há alguma opção para você escolher e aderir também a essa atividade física tão benéfica e vantajosa.
Ainda assim, o número grande de opções confunde muita gente. Afinal, quanto mais popular uma ginástica, mais opções de má qualidade surgem, fingindo oferecer algo que, na prática, não existe. Por isso, a boa escolha de um estúdio de pilates é fundamental para o tiro não sair pela culatra e, mais ainda, para a pessoa não se decepcionar ao longo dos exercícios.
Observar detalhes importantes e fazer um levantamento sério antes de entrar em qualquer estúdio é algo que precisa ser feito, para que a melhor opção, segundo o seu perfil, seja escolhida. Confira a seguir dicas para fazer essa seleção e praticar da melhor forma possível o pilates!
Quanto menos alunos, melhor!

O estúdio pode até ser grande, mas é fundamental que você verifique, antes de mais nada, quantos alunos tem em cada sessão. Afinal de contas, o pilates é uma atividade que requer movimentos muito precisos e complexos que, se não realizados com cuidado, podem causar sérios efeitos colaterais. Por isso, o instrutor precisa estar sempre por perto, para ver se os alunos estão fazendo as atividades da forma correta e precisa, de modo que os benefícios do pilates serão garantidos ao máximo.
Segundo especialistas, o recomendável é que cada sessão tenha, no máximo, 3 alunos. Logo, converse com a diretoria e com os responsáveis do estúdio e tenha a certeza de que você não fará o pilates em sessões com uma quantidade maior que essa.
A equipe
E não basta apenas ter sessões pequenas e com número reduzido de alunos se o instrutor não for um bom profissional. Pergunte qual a formação acadêmica dos professores e tenha certeza de que eles são ou fisioterapeutas ou educadores físicos, os únicos profissionais habilitados a desenvolverem aulas e a passarem exercícios de pilates, evitando-se, assim, quaisquer riscos de saúde e lesões durante as sessões.
Caso lhe interesse, aproveite e questione sobre o background profissional de cada instrutor, para saber se ele já teve experiência no ramo e entender como é o processo seletivo do estúdio em questão.
Equipamentos

Visite o estúdio! Não converse apenas por telefone ou confira as informações só no site. Claro, isso pode ser bom para agilizar o processo, mas, antes de concluída a escolha, é bom conhecer o ambiente, para ver como são as instalações. Veja se elas são bonitas, modernas, confortáveis, ventiladas e se elas oferecem equipamentos de qualidade. Não precisam ser equipamentos muito caros ou de marcas conceituadas, mas devem estar em bom estado. Afinal, quanto melhor o equipamento, menor será a chance de haver quedas, lesões ou problemas no decorrer de cada exercício.
Para o seu estilo e necessidades
Caso o estúdio tenha sessões com até 03 alunos, uma equipe eficiente, instalações modernas e bons equipamentos, está na hora de analisar o último – e mais importante – ponto. Afinal, as sessões são compatíveis com os seus interesses e necessidades? Em outras palavras, elas oferecem exercícios segundo seus objetivos de saúde e condicionamento físico?
Caso você, por exemplo, esteja querendo fazer pilates por causa de dores, você não pode fazer o mesmo tipo de sessão que uma pessoa que deseja fortalecer os músculos. Assim, converse com a equipe e deixe claras suas pretensões, de modo que o estúdio terá que fornecer soluções personalizadas e customizadas, com instrutores capacitados a entenderem cada caso e situação.
O Studio 11 Pilates
Um estúdio de pilates de qualidade é o Studio 11, com cinco unidades nos principais bairros de São Paulo. Ali você pode contratar planos com aulas 1, 2 ou 3 vezes por semana, que são ajustadas segundo seu perfil específico. Elas podem ser voltadas à postura, ao emagrecimento, ao equilíbrio, à flexibilidade, ao fortalecimento muscular, à coordenação motora e à prevenção de lesões, dentre outros benefícios. Homens e mulheres de qualquer idade, gestantes e atletas podem aderir à prática, contando, para isso, com profissionais muito gabaritados e uma ótima infraestrutura.