
Aii as mudanças… Todo mundo já fez uma mudança na vida. E todo mundo já teve uma boa experiência e pelo menos uma que não agrade tanto. E não precisamos pensar só para o caso de uma mudança de casa, mas por exemplo, na escola quando passa de ano e você cai em uma sala diferente, no trabalho quando você muda de empresa ou setor, ou em qualquer outro lugar que te leve a ter uma nova fase de adaptação. Mas pensado agora na primeira mudança de casa, ela prepara um misto de emoções muito grandes e uma série de novas realidades muito interessantes de serem analisadas.
Para muitos, a primeira mudança marca a libertação da dependência dos pais (ainda que em muito dos casos, os velhinhos ajudem com uma força nessas novas despesas), para outros, significa liberdade para crescer como pessoa e tomar decisões próprias, e ainda para alguns, simplesmente uma etapa nova na vida e com novos gastos e preocupações. E nenhuma dessas maneiras de análise estão erradas, mas você tem o poder escolher como encará-la, ainda que nem sempre essa mudança aconteça por vontade própria (pode ser que aconteça alguma emergência ou situação desconfortável, como brigas, gravidez precoce, etc.). E para estas dificuldades de uma mudança forçada, algumas dicas são imprescindíveis.
Organização – A melhor amiga da mudança
A organização por si só, já se faz presente em uma mudança. A questão é que nem sempre ela aparece em tamanha proporção necessária, principalmente se tratando da primeira mudança como no caso. E como a primeira vez para tudo as coisas se saem de uma maneira um pouco estabanada, é normal que as coisas saiam um pouco do controle ou normalidade.
Por isso, é muito bom ter o auxílio de uma empresa de mudanças, até para não comprometer o estado de seus pertences, mais precisamente suas mobílias durante toda a mudança. E pela falta de experiência anterior, a mudança também fica marcada por um outro problema que acontece com facilidade e que também pode ser resultado de uma má organização.
Por exemplo, você compra um novo sofá inspirado nessa mudança de casa, e não se dá o trabalho de verificar suas medidas e confirmar se elas estarão de acordo com as medidas do novo local. E ao proceder essa mudança você acaba sabendo na prática que este móvel não vai se encaixar com o seu novo cômodo. Como proceder? Simples, fale com a empresa de mudanças pedindo para alugar um guarda-móveis durante um tempo. Muita gente deixa de optar pela ideia, porque acha que o custo pode ser muito alto, e que a improvisação em algum outro lugar ou pedir esse favor para algum parente é a melhor opção. Mas a verdade, é que mobília nova é complicado. Você pode guardá-la no lugar mais tranquilo do mundo, mas se deixar por ali um tempinho demais, pode esperar que algum acidente vai acontecer e prejudicar o seu estado.
Por isso, não vacile na sua primeira mudança (e muito menos nas outras!), conte com a ajuda de uma empresa de mudanças ou de profissionais para te auxiliar em todo o processo, para evitar todo e qualquer tipo de eventualidade que possa acontecer. Fora essas eventualidades, tenha uma boa mudança 😉