Home Construção O que é o tss e quais suas principais aplicações

O que é o tss e quais suas principais aplicações

0
O que é o tss e quais suas principais aplicações

O tss é a sigla para o tratamento superficial simples e nada mais é que o revestimento flexível de diferentes espessuras (geralmente mais fino) que é espalhado sob o solo ou asfalto. Trata-se de um procedimento indicado quando o solo precisa ser melhorado ou quando tem muitos danos e precisa ser reparado como um todo. O processo pode ser feito tanto pelo poder público quanto por pessoas comuns, em seus terrenos, que também pode ser feito em acostamentos.

Como é feito

TSS

O  tratamento superficial simples consiste na aplicação da estrutura por meio de espalhamento sucessivo do elemento ligante betuminoso, que geralmente é chamado de pinche. Logo em seguida é aplicado o agregado, que são pedras ou cascalhos de diferentes espessuras para dar suporte ao tratamento. Ele pode ser feito em uma operação simples ou múltipla em, realizado quase que de maneira simultânea, para diminuir o tempo de execução. O espalhamento dos materiais, no caso, do agregado, deve ser feito após a peneiração, que irá separar o agregado de menor proporção dos maiores, que não serão utilizados no tratamento.

O agregado é adicionado ao ligante e penetra em meio a ele, de forma direta ou invertida, conforme as necessidades do solo. A diferença é a simples: enquanto na penetração invertida, o tss começa pela aplicação do ligante, na penetração direta, o primeiro elemento a ser aplicado é o agregado. Por exemplo, no caso dos acostamentos e outros solos, o agregado deve ser aplicado primeiro para que não se perca o ligante, pois este pode escorrer e daí se perde tempo e dinheiro.

Principais funções

Além de ser uma camada de proteção o tss permite a criação de uma camada de rolamento de pequena espessura, entretanto com alta resistência ao desgaste físico. Ele é capaz de impermeabilizar o pavimento, protegendo sua estrutura e proporciona um revestimento antiderrapante. O ligante betuminoso, desde sua aplicação até o fim de sua vida útil, tem a função de segurar o agregado no local adequado, seja pela ligação permanente ou mesmo por suas partículas vizinhas.

Qualidades do ligante e do agregado

Asfalto novo

Para ser um bom elemento ligante, ele deve atender a alguns critérios quanto suas características estruturais, sobretudo no momento do espalhamento, que deve estar com uma boa viscosidade. Recomenda-se o espalhamento ocorra entre e 20 a 100 segundos para garantir a vazão uniforme, que será realizada por meio de bomba e dos bicos do espargidor ou outro equipamento utilizado para espalhar o elemento ligante.

É importante avaliar a compatibilidade entre o agregado e o ligante, sendo necessário a realização de um teste para verificar a adesividade e a adesão. Se não for compatível, tanto o agregado quanto o ligante devem ser repensados, com a adição de mais elementos ou a peneiração adequada. Deve – se levar em consideração a resistência em que o agregado e o ligante se misturam. Além disso, é preciso avaliar qual é o deslocamento do ligante, sobretudo pela ação do trafego e da água. Por isso é importante retirar todas as impurezas que podem ser adicionadas ao tss. Pó, argila e outros prejudicam a adesividade e devem ser separados do agregado antes da aplicação do ligante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here