
A fonte para notebook é um importante componente do eletrônico já que sua função é de oferecer a energia necessária para fazer o notebook funcionar. Quando ela apresenta alguns problemas é possível que o próprio usuário realize pequenos reparos, mas isso depende de uma série de fatores. Primeiro, o aparelho não deve estar mais coberto pela garantia, pois se abri-lo a assistência técnica não irá mais cobrir. Segundo, o usuário deve ter um pouco de conhecimento em eletrônica e por fim serão necessárias algumas ferramentas para realizar o reparo, saiba mais.
O que será preciso

Para realizar os reparos será preciso uma máquina de solda simples, um multímetro (se não tiver não precisa se preocupar), uma chave de fenda e uma faca para ajudar a abrir a fonte. Também é preciso ter um pouco de conhecimento de como a fonte para notebook funciona, ou qualquer outro componente eletrônico, mas o ideal é saber identificar quando um circuito está queimado, pois geralmente os problemas nas fontes são causados por circuitos queimados, fios soltos ou cabo quebrado.
Começando o reparo
Se você veio até aqui é por que tem certeza que pode consertar sua fonte e isso não é uma coisa ruim, já que se o reparo for concluído, você não terá que gastar com uma pessoa que irá fazê-lo. Composta por uma série de circuitos, a fonte para notebook é um componente com uma estrutura relativamente simples, com uma placa lógica que é ligada aos cabos. Essa placa fica dentro da caixa, geralmente de cor preta, em que estão as especificações do fabricante.

Antes de tudo é preciso verificar se o problema não é no cabo, assim não será preciso abrir a fonte. Para isso é preciso ver se os cabos não estão quebrados, pois se for este o caso será preciso comprar um cabo novo, que não custa muito caro e resolve o problema. Para isso será necessário o multímetro para avaliar se a energia está oscilando. Se não tiver multímetro, o ideal é passar a mão pelo cabo para ver se tem algum fio quebrado.
Abrir a fonte – cuidado nessa etapa
Se o problema não for o cabo, será necessário abrir a fonte, mas só depois de uma hora depois de retirar da tomada, já que a fonte possui capacitores, que podem armazenar energia mesmo depois da fonte desligada, podendo ocasionar choques elétricos ou a queima dos capacitores, além de curtos circuitos. Para abrir a fonte, você terá que romper o lacre para que ela seja aberta em duas metades. Como a fonte não foi feita para ser aberta pelo usuário, ela não apresenta parafusos e por isso será preciso forçar um pouco para a abertura, quebrando a cola que envolve a fonte.
A caixa da fonte é composta de duas metades que precisam ser forçadas para abrir, e isso será feito usando a faca e a chave de fenda para forçar a abertura. Primeiro a faca que será usada para tirar a cola que envolve as duas partes, cortando a cola. Não precisa forçar muito, mas a cola deve ser toda retirada para ficar mais fácil de abrir a fonte. Depois de tirar a cola, o próximo passo é forçar a abertura com a chave de fenda e com a faca. Tenha cuidado para não danificar a fonte, por isso não bata, nem use muita força, assim nenhum componente será danificado.
Identificando os circuitos queimados e o uso da solda
Após abrir a fonte, será necessário identificar se há algum circuito queimado. É possível identificá-los pela cor preta em volta deles e é neles que será usada a solda. Se você não tem muita experiência com o uso da solda, você pode treinar em algum aparelho eletrônico que não funciona mais. Com a prática será possível restaurar os circuitos e componentes que se soltaram. Você pode pingar a solda nesses componentes, tentando imitar os pingos de solda no equipamento, mas na hora de aplicar na fonte, todo cuidado é pouco.
Com pequenos pingos de solda é possível restaurar circuitos queimados, mas nenhum pingo pode cair acidentalmente na placa, pois pode danificar a fonte. Depois de aplicar a solda, basta usar o multímetro para ver se ela está funcionando normalmente. Por fim feche a fonte e use fita adesiva ou cola quente para fechar a fonte para notebook.
Vale ressaltar se a placa, que geralmente é verde, estiver com manchas grandes na cor preta ou cinza é possível que ela não volte a funcionar mesmo com a aplicação dos pingos de solda e será necessário comprar uma nova fonte.