
Muita gente tem um pouco de conhecimento para fazer pequenos concertos em equipamentos eletrônicos. Se a fonte para notebook não estiver mais funcionando, quem tem um pouco de experiência pode até mesmo verificar onde está o problema e solucioná-lo. Para isso será preciso de uma solda, pois algum circuito pode estar comprometido e se tiver, um multímetro, também pode ser usado. Tentar concertar por conta própria só é uma boa opção se o notebook já não estiver dentro do prazo de garantia, pois se abrir a fonte o aparelho perderá a garantia do fabricante.

O primeiro passo é verificar se o problema não é nos cabos, dessa forma, não será necessário abrir a caixa da fonte de notebook. Verifique se os fios dos cabos não estão quebrados, se for somente o cabo, a compra de um novo cabo compatível resolve este problema. Se o problema não for o cabo utilize um multímetro para avaliar se a energia está oscilando e será preciso abrir a fonte. Para isso será necessário desconectar a fonte da parede do notebook e deixá-la sem funcionar por cerca de uma hora ou mais. Os capacitores das fontes para notebook podem armazenar energia mesmo depois de desligadas e pode ocasionar choques elétricos, curtos e a queima dos circuitos.
Abrindo a fonte
Para abrir a fonte será necessário romper o lacre e ela pode ser aberta em duas metades, que geralmente são coladas. Como elas não foram feitas para serem abertas será necessário forçar um pouco para a abertura, quebrando a cola. Para isso será necessário apertar e afrouxar as metades, forçando-as até abrir a fonte. Uma faca ou lâmina pode ser usada entre as duas metades para fazer um pequeno buraco e usando uma chave de fenda será possível forçar até abrir a fonte.
A faca também pode ser usada para segurar uma das partes até abrir. É importante frisar para tomar cuidado para não forçar muito e danificar a fonte. Não bata com muita força para não soltar nenhum dos componentes. Depois que conseguir abrir a fonte o próximo passo é verificar se há algum circuito queimado e é aí que entra a solda. É preciso ter alguma habilidade com a solda e para isso teste em outros eletrônicos que você possua em casa e que não funcionam mais. Com a prática é possível restaurar circuitos e componentes que se soltaram, que farão a fonte para notebook funcionar novamente.
Usando a solda
Com pequenos pingos é possível restaurar os circuitos perdidos, mas é necessário usar com cautela para que os pingos não caiam na placa, que também pode danificar a fonte. mas se a placa estiver com a coloração preta é possível que a fonte não voltará a funcionar mesmo com os pingos de solda.
Para verificar se a fonte está funcionando novamente use o multímetro, que irá determinar a amperagem adequada. Se for diferente da especificada pelo fabricante não use novamente e trate de adquirir uma nova fonte. O passo final é fechar a fonte novamente, mas como a cola foi toda retirada e ela não irá fechar por encaixe, o ideal é usar uma fita adesiva ou cola quente para fechar a fonte novamente.
Usando a solda