Ainda há muitas dúvidas neste mercado, quem acompanha as redes sociais sabe bem que mais dia ou menos dia aparecem pessoas com inúmeras duvidas referente à criação de sites.
Pensando nisso resolvemos criar um artigo elaborando os 10 principais passos para se criar um site, e são eles:

1° passo – Pesquisa
Para se ter uma boa referência do que vai ser criado, é necessária uma boa e bem fundada pesquisa. Verificar não somente a concorrência, mas também outros websites bacanas para se inspirar e ter uma ideia de reprodução no momento do desenho.
2° Passo – Estudo
Antes de qualquer coisa, estudar as informações, escolher as cores do site a ser criado, verificar se as cores combinarão com o logotipo e até mesmo escolher a fonte que será implantada no site. Todos os pontos mencionados são de fundamental importância.
3° Passo – Colha informações
Pesquisado e estudado todo nicho de mercado que o site será criado, o cliente solicitará algumas premissas tais como:
- Localização do menu;
- Cores preferidas;
- Páginas que vão conter o site;
- Referências a serem seguidas pelo cliente (site concorrente, ou até um site que ele acha bonito);
- Etc.
4° Passo – Desenho (rascunho)
Feito o primeiro, segundo e terceiro passo, é hora de arregaçar as mangas e ir em frente. Abrir o Photoshop, Fireworks, Illustrator, Gimp ou qualquer outro programa gráfico que você utiliza não é o quarto passo. O desenho propriamente dito deve ser feito com uma caneta e uma folha A4, por exemplo. Nessa hora é essencial dispor em uma folha onde cada informação ficará, é nessa hora que o wireframe tem que ser desenhado e acredite: Isso vai lhe ajudar muito.
5° Passo – Criação de layout
Agora sim é a hora de abrir o seu programa gráfico. Reproduzir o que foi pesquisado e estudado é neste momento.
Desenhe quantas vezes for preciso, apague, refaça, desenhe novamente. Nem todo o designer acerta um layout de primeira. Assim que for enviado ao cliente pode ser que tenha algumas modificações e terá que ser desenhado novamente.
Pergunte opiniões a outras pessoas. Colegas de profissão, amigos, familiares têm outra visão sobre o que foi desenhado ou está sendo desenhado.
Acate opiniões elas podem ser muito valiosas.
6° Passo – Envie ao cliente
O envio de layout ao cliente, não é apenas anexar no e-mail e no corpo escrever:
“Cliente X estou enviando o layout.”
Atenciosamente,
Designer.
Uma breve explicação do layout pode dar certo ganho de tempo e evitar retrabalho.
O melhor a ser feito nesse momento é dar uma breve explicação para quem vai receber o layout, o conceito utilizado, o porquê da escolha de uma cor mais leve e não uma mais pesada por exemplo. É essencial que o cliente que não tem muito conhecimento saiba o porque foi feito daquela maneira e não como ele solicitou.
7° Passo – Otimizando imagens
Cliente aprovou o layout, tudo está lindo e maravilhoso, porém chega à hora de cortar as imagens.
No momento do corte de imagens, já temos que pensar como vai ser montado o HTML, por isso nesse ponto é essencial que o corte seja preciso e também deixe a imagem mais leve.
Existem alguns ótimos otimizadores de imagens espalhados na internet, e otimizar imagem por imagem lhe gera um ganho no tempo de carregamento do website.
8° Passo – Passando para o HTML
Com as imagens cortadas e tudo em mãos chega à hora de estruturar os arquivos e passar o layout para HTML.
Nos tempos de hoje, os navegadores já interpretam o HTML5, portanto não êxite em arriscar. A linguagem HTML5 permite um código mais bem organizado e de fácil compreensão para uma manutenção futura. Caso ainda não saiba um pouco de HTML5 é hora de pegar o projeto e aprender.
Separe seus arquivos CSS em uma pasta, JS em outra pasta e imagens em outra. Organização na estrutura rende muito mais na hora de uma possível manutenção do site.
9° Passo – Hora de revisar
Com o projeto pronto é a hora de revisar cada página, verificar se não há links quebrados, textos fora de lugar, ou até mesmo aquele “FLOAT:LEFT” que foi esquecido antes da entrega, lhe proporciona uma confiança e credibilidade com o cliente, pode ser que amanhã ou depois ele recomende a sua empresa ou seu trabalho para algum conhecido.
Causar uma boa impressão para um cliente é um bônus e tanto, por isso teste tudo antes da entrega.
10° Passo – Entregando o projeto
Depois de todo o esforço feito, com o projeto todo revisando tudo funcionando como manda o script, é hora da entrega.
Nesse momento é essencial que o cliente esteja de acordo com o que ele contratou erros agora são praticamente inadmissíveis, no caso de sites que envolvem uma programação ou um CMS, por exemplo, não pode haver falhas.
Com o cliente satisfeito chega à hora de receber pelo seu trabalho. O seu trabalho de criação de sites foi entregue com sucesso!