O piso de madeira certamente é uma escolha que permite sofisticação e beleza para os mais variados tipos de ambientes e pode ser um grande atributo para potencializar ainda mais a sua decoração! Entre uma das escolhas mais recorrentes do mercado há o carpete madeira.

Porém, as dúvidas são um fator que permeia esse tipo de escolha, visto que, no mercado, o que não faltam são opções – há opções mais econômicas, que agregam aconchego e conforto (que é o caso do carpete madeira), e também outras mais rebuscadas, com valores mais elevados, que acabam acarretando um efeito particularmente parecido – às vezes nem é possível perceber a diferença!

Vantagens e desvantagens do carpete de madeira

Em geral, pode-se definir que o carpete madeira consiste em uma folha de madeira natural. Tal folha é colada e também prensada em uma base, também feita de madeira previamente processada.

Por esse motivo, o carpete tende a ser bem mais fino do que as opções de pisos considerados tradicionais, com uma espessura que pode variar entre 5 milímetros e 7 milímetros.

Vale salientar que mesmo que seja uma opção que tenha como foco central fazer a simulação do piso de madeira, o carpete pode também ser feito com materiais bem diversificados.

Carpete madeira – como é feita a instalação?

A palavra que pode definir esse processo é: facilidade – isso mesmo! A instalação é tão fácil e simples, que não acarreta qualquer dor de cabeça para o cliente que deseja repaginar um determinado ambiente.

O processo consiste no encaixe das réguas, sempre lado a lado, formando o revestimento de madeira que foi previamente escolhido.

Outro ponto que merece destaque é que esse tipo de carpete pode ser instalado sobre qualquer piso frio ou até mesmo contrapiso – entre o piso e a base do carpete, deverá ser colocada uma manta, que irá ajudar na proteção e deixar o piso mais regular também.

Como todo o processo é feito por um sistema simples de encaixe, o prazo para finalização da instalação costuma ser muito rápido e essencialmente prático.

Isso permite que o carpete madeira seja uma excelente escolha para projetos que exijam um prazo final mais enxuto.

O carpete também é aconselhado para ambientes que possuam uma circulação de pessoas reduzida, como por exemplos, quartos ou até mesmo closets, bem como salas de estar ou jantar.

Vantagens e Desvantagens

Assim como qualquer outro tipo de revestimento para o ambiente da sua casa, o carpete madeira possui diversos atributos positivos e negativos. Para facilitar seu processo de escolha, confira quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de piso:

Vantagens

  • Todo o processo de instalação é muito prático e veloz;
  • A instalação não agrega grandes volumes de entulho e nem poeira;
  • Trata-se de uma escolha bastante econômica, visto que os valores praticados no mercado são considerados bem mais baixos do que os aplicados nos pisos de madeira maciça;
  • Ele tem como diferencial atuar como um isolante térmico, o que permite que o ambiente consiga manter uma temperatura interna mais estável e agradável;
  • Receptividade e conforto são os atributos estéticos que mais chamam a atenção;
  • Ele pode ser instalado sobre qualquer tipo de piso frio ou contrapiso, o que é uma escolha ideal para quem quer redecorar o ambiente sem realizar grandes obras ou gastar mais por isso;
  • É fácil de limpar – com apenas um pano úmido ele fica como novo. No dia a dia é só usar uma vassoura de cerdas macias;
  • Ele não compete com o restante da decoração, e permite sofisticação para diversos ambientes domésticos.

Desvantagens

  • Apesar de ser um bom isolante térmico, o carpete não tem como característica fazer um bom isolamento acústico – o que pode ocasionar mais ruídos com a queda de qualquer tipo de objeto sobre ele (ou o famoso “toc toc” provocado por sapatos de salto alto);
  • Sua resistência com relação à água é bem inferior a outros pisos. Se uma grande quantidade de água atingir o ambiente (como com um vazamento, por exemplo) o piso poderá ficar danificado e inchado;
  • Riscos acabam comprometendo o visual desse piso, visto que sua resistência é considerada muito mais baixa do que os pisos de madeira maciça;
  • Não é indicado usar produtos abrasivos, com risco de ele ser amplamente comprometido.

Como você pode conferir acima, trata-se de uma opção bastante atraente no final das contas, desde que se leve em consideração alguns cuidados essenciais para garantir que sua durabilidade seja mais elevada.

Uma dica é sempre colocar recortes de feltro na base da sua mobília, pois isso diminuirá a incidência de riscos no piso quando tiver que arrastar os móveis por qualquer motivo, como por exemplo, puxar uma cadeira.

O carpete madeira poderá deixar sua casa mais elegante e com uma decoração diferenciada. Por isso, se você quer seguir esse caminho e não deseja dispor de custos mais elevados, pode apostar nessa escolha!