Sempre temos uma turma daquelas boas de fazer os programas juntos, não é? Aquela galera animada pra qual o tempo nunca está feio, nem frio demais, nem quente demais pra curtir um encontro! Se o timão perdeu, todo mundo sai pra tomar uma; se ganhou, tooodo mundo sai pra tomar uma. Alguém perdeu um parente? “Bora pro bar pra tomar uma, comer um petisco e homenagear quem se foi com sorrisos”. Alguém da turma vai casar? “Ahhh, a gente tem que comemorar essa!”. As férias coincidiram? “Bora todo mundo pra praia!! Só que… peraí, não tem carro pra levar todo mundo…”

“Então bora de van!”

A saída é perfeita! Ainda mais com uma turma grande, o preço dividido pra cada um fica baixo e compensa muito! Além do mais, todo mundo vai estar junto no mesmo veículo, podendo participar das mesmas conversas, dos mesmos casos, das mesmas piadas… É ótimo! Curtiu a ideia? Então a primeira coisa é procurar um serviço de aluguel de vans pra começar a planejar sua viagem. Como procurar?

Vamo de van!!

Obviamente na internet, São Google vai te mostrar um punhado delas, principalmente nas grandes cidades. Por outro lado, sempre há uma pessoa conhecida que já contratou um serviço desse tipo e pode te indicar uma boa empresa. Mas uma dica bacana é você combinar essas duas coisas: os achados da internet com a opinião de quem já contratou os serviços.

São quantos amigos? Conforme o tamanho da turma, você pode alugar uma van pequena, mas sempre pense no espaço necessário para levar a bagagem – ou seja, não pegue uma com o número exato de assentos. Ou então, veja com o atendente do serviço de aluguel de vans se os veículos disponíveis da empresa já têm espaço para bagagem. Se tiver, ótimo; senão, convém alugar uma com cadeiras a mais, pra acomodar as malas. Na verdade, as vans costumam ter um espaço laaaaá no fundo da carroceria, mas é bem pequeno.

Itens de conforto – vai precisar?

Itens de conforto

As vans também variam quando o assunto é itens de conforto, como rádio, ar-condicionado e TV de bordo – e obviamente a presença destes itens encarece um pouco o aluguel. Mas para isto, basta ser prático: a viagem é curta? Então dá pra dispensar a TV de bordo, já que até lá vocês podem ir conversando. O tempo está mais friozinho? Então não vai precisar do ar-condicionado. Faz muita questão do rádio? Se a turma for boa de conversa, nem vão notar se tem música tocando ou não.

Agora, se a viagem for longa, uma TV de bordo pode ser boa ideia porque mesmo amigos animados precisam duma pausa de vez em quando. O tempo está quente? O ar-condicionado pode ser uma boa opção, a menos que o vento que entra pelas janelas já baste pra vocês.

Etiqueta na van – respeite o motorista!

Motorista van

Ok, a turma é legal, bacana, animada e provavelmente vai fazer festa durante a viagem inteira. Mas tenham em mente que o motorista, mesmo aquele bacanão que até entra nas brincadeiras, precisa estar concentrado na estrada. A responsabilidade dele é enorme: são pelo menos 7 vidas sob responsabilidade dele na viagem (ou mais, se a turma for das grandes). Isso pesa muito e mesmo quando está rindo das piadas do grupo, ele está se concentrando na direção para garantir que todos vão ir e voltar em segurança, sãos e salvos. Então, evite chamá-lo para as conversas toda hora, evite gritarias dentro da van (isso assusta e distrai o motorista, é potencialmente perigoso) e evite “guerrinhas” durante a viagem, com uns jogando coisas nos outros. Além de ser uma atitude infantil, pode distrair o motorista, assustá-lo (já pensou? De repente um papel amassado bate no painel do carro do nada?) e deixá-lo irritado. E motorista irritado desconta no volante, mesmo. Os mais concentrados não vão descontar no volante, mas vão dar uma bronca em vocês como se fossem meninos pequenos, e vai ficar aquele clima chato.

Falando na viagem, quanto tempo vocês vão ficar no destino? É outra coisa a ser combinada no momento do aluguel da van. Se for uma viagem longa e que vá durar alguns dias, a hospedagem e alimentação do motorista entram na soma. Veja tudo isso no momento da contratação para não levar susto depois com valores sobre os quais você não foi informado anteriormente.

A galera confirmou, o valor foi acertado, tá tudo certinho? Então sobe na van e boa viagem, amigo!