Mais do que uma medida para a melhoria do solo, o tratamento superficial é um revestimento flexível com diferentes espessuras, principalmente as pequenas. Ele é realizado por meio de espalhamento sucessivo feito com algum ligante betuminoso e agregado, conforme as necessidades do solo. O tratamento superficial é aplicado em operação simples ou múltipla em comboio de maneira quase simultânea. Esse tipo de tratamento é dividido em três classificações, sendo a primeira chamada de Tratamento Simples, além do Tratamento Duplo e Tratamento Triplo.

O tratamento superficial simples

Tratamento Superficial

Também conhecido como “penetração invertida” o tratamento superficial simples é iniciado pela aplicação do elemento ligante. Outro tipo de tratamento utilizado é a “penetração direta”, usados para identificar os tratamentos executados em acostamentos, apresentando emulsões de baixa viscosidade. Para isso é necessário iniciar o procedimento por um espalhamento de agregado, evitando o escorrimento do ligante. Conhecido como TSS, o Tratamento Superficial Simples é a primeira cama de revestimento do pavimento e é constituída por um ligante betuminoso, que logo em seguida recebe uma camada de agregado mineral.

Funções

Os tratamentos superficiais proporcionam uma camada de rolamento com uma pequena espessura, mas apresenta alta resistência contra o desgaste, além da impermeabilização do pavimento, protegendo sua infraestrutura e proporcionando um pavimento com revestimento antiderrapante.Neste tipo de tratamento, o ligante betuminoso tem uma importância muito grande, No tratamento superficial simples, o ligante betuminoso é necessário para a aplicação até o fim da vida útil do revestimento, além de segurar o agregado no seu devido lugar.

Isso acontece pela ligação permanente com a superfície tratada e entre suas partículas vizinhas.eles devem ser espalhados de maneira uniforme e depois levado por um cilindro dosador disposto em cima do pavimento. Esse sistema aumenta a qualidade do soloco, permitindo uma ótima solução a cada um dos problemas que podem surgir; Entre eles, o espalhamento dos agregados e pelo trajeto de veículos.

A compressão

Depois de aplicado o elemento ligante e o agregado mineral é realizada a compressão desses elementos. Para isso é utilizado uma gama de ferramentas da qual se destaca os compressores. Aquelas grandes máquinas com um rolo compressor na parte da frente ou em ambas as partes. Nesse segundo caso, o compressor não apresenta rodas e sim dois rolos compressores que auxiliam na compressão do agregado mineral e do elemento ligante.

Tratamento Anti Trinca

O papel do IPR – DIREX

O Instituto de Pesquisas Rodoviárias – IPR – DIREX é o responsável pelas normas que estabelecem a sistemática usada nos serviços de execução e controle e qualidade dos revestimentos utilizados no tratamento superficial simples. Para isso foi redigida a norma DNIT 001/2009 – PRO, que substitui a norma DNER-ES 308/97. A nova norma determina de forma adequada as diretrizes para a aplicação do TSS.

O objetivo da norma é estabelecer a sistemática que será usada na execução do revestimento betuminoso. Deve se levar em consideração o tipo de tratamento realizado, a superfície imprimada ou pintada, conforme o alimento e as seções transversais do projeto.

Responsabilidade sustentável

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente no tratamento superficial se da por meio da aplicação de agregado pétreo, além do estoque e aplicação de material betuminoso. A utilização destes materiais contribui de maneira significativa para uma atitude mais sustentável.