As chapas de aço são itens indispensáveis. Suas diversas aplicações fazem delas necessárias para a realização de diversos processos industriais. Conheça os principais tipos e a importância de chapas, como a chapa perfurada, por exemplo.

As placas de aço são eficientes e práticas e, por isso, são tão essenciais. Um exemplo disso é que a produção deste tipo de objeto só tem crescido ultimamente e alcançado números extremamente expressivos.

Tipos de chapas de aço

Descubra os principais tipos de chapas de aço, suas aplicações na indústria e o que as torna tão importantes e úteis

 Como são fabricadas as chapas de aço?

O processo da fabricação deste tipo de produto é bem longo. Tudo começa com a mineração do ferro, que deve ser extraído de lugares onde a sua ocorrência é mais comum.

Com o ferro obtido, é realizado um processo que transforma este produto em ferro gusa, que é a redução imediata do ferro bruto.

Durante esta etapa, o ferro é limpo de todas as impurezas que o acompanham durante a mineração.

Após, o ferro passa pelo processo chamado de aciaria, responsável por transformar o ferro em aço. Então ocorre a etapa de refino, com a adição de ligas e formação de placas de aço.

Após essa etapa, o processo de laminação é iniciado, e todo o material dará origem às chapas de aço. As únicas chapas que não passam pelo bobinamento são as grandes.

Os tipos mais comuns de chapas de aço

As chapas de aço podem ser divididas em diversos tipos diferentes. Conheça os principais e veja como elas podem atender às suas necessidades ou da sua empresa.

  • Chapa Grossa: grande e como o nome diz, grosso, este tipo de chapa de aço é usado para a fabricação de equipamentos pesados, indústria naval e petrolífera. 
  • Chapa xadrez: possui pequenas ranhuras que a tornam antiderrapante. Perfeita para a construção de rampas, pisos e plataformas.
  • Chapa galvanizada: possui uma camada de zinco na sua superfície, que é colocada através do processo de galvanização. Possui muita resistência, alta durabilidade e propriedades acústicas e térmicas.
  • Chapa laminada a quente e laminada a frio: a primeira é usada para a fabricação de carros, tratores e eletrodomésticos. A segunda é a redução a frio da primeira, indicada para a construção civil, fabricação de latas etc.
  • Chapa de aço perfurada: presente em diversos setores da indústria esse tipo de chapa de aço é identificada de acordo com os tipos de furos que elas possuem. Conheça os principais tipos e aplicações:
  • Chapa perfurada com furos redondos: usadas na arquitetura, metalurgia e construção civil.
  • Chapa perfurada com furos quadrados: usada em caixas acústicas e aparelhos de som.
  • Chapa perfurada com furos oblongos: possuem muitos furos e são fabricadas conforme a necessidade dos clientes. 
  • Chapa perfurada com furos losangulares: aplicadas na fabricação de produtos que precisem de resfriamento, pois facilitam a passagem de ar. 
  • Chapa perfurada com retângulos: aplicada em grades de proteção e com objetivos estéticos. 
  • Chapas perfuradas com furos venezianas: seu formato especial permite a melhor ventilação, sendo muito usadas para este fim.

A aplicação das chapas de aço perfuradas é muito ampla, e são incontáveis os usos que elas apresentam – daí a grande importância que elas possuem em diversos segmentos da indústria.

Os valores destas chapas especiais variam de acordo com o formato do furo e com a forma como elas serão aplicadas na indústria. A média é de valores a partir de R$100,00 até R$500,00 por metro quadrado.

O preço também sofre variações de acordo com o material utilizado e demais fatores geralmente estabelecidos pelo cliente, como a espessura e o diâmetro do material.

É preciso prestar bastante atenção se a fabricação das chapas de aço respeita as normas estabelecidas pelo mercado. Se não, você corre o risco de adquirir um produto sem qualidade e que não atenda às suas expectativas.

As chapas de aço devem ser fabricadas em conformidade com as normas NBR, SAE, ASTM, API e JIS para que possam ser usadas com segurança e com a certeza de que se trata de um produto de qualidade.

Invista nas chapas de aço e adquira muito mais qualidade para a fabricação de diversos tipos de produtos, que possuem aplicações em quase todos os setores da indústria.