Muitas pessoas alegam que o inverno é a estação do ano em que as pessoas se vestem melhor. Ainda que todas as estações tenham o seu impacto na maneira como as pessoas se vestem, o inverno se destaca pelo simples fato de ser o período em que usamos mais camadas e peças diferenciadas. Assim, separamos algumas das principais tendências de moda para a estação, com base naquilo que fez sucesso nas passarelas e estará em alta nas vitrines, nas araras para roupas e, em breve, nas ruas.

Veludo

Em linhas gerais, é nítido que as peças para o inverno deste ano são baseadas na ousadia dos anos 80, porém, depois de uma boa repaginada. A dica é apostar em brilho, cores e formas diferenciadas. O tecido da vez é o veludo, em vários modelos e cores. Ele aparece em diversas peças, como casacos, calças, saias e vestidos. Destacam-se as cores preto, azul e vinho.

Tons pastéis

Nas passarelas e nas ruas das grandes cidades, os tons pastéis, que geralmente são associados ao verão, têm sido bastante utilizados agora no inverno. Tons mais discretos de rosa e amarelo, combinados com peças brancas dão um tom mais leve ao vestuário, que costuma apresentar um visual mais pesado em clima frio.

Xadrez

Tanto na moda masculina quanto na feminina, o xadrez está em alta já há um bom tempo e parece que a situação não tende a sofrer alterações. Versátil, o padrão aparece principalmente em casacos e saias. Uma tendência bacana do momento é apostar em mais de um estilo de xadrez ao mesmo tempo.

Botas e coturnos

Não há nada mais emblemático para o inverno do que as botas. Estilosas em sua essência, as botas continuam em alta nas passarelas e nas ruas. A tendência parece ser mesmo seguir um look mais anos 80, com cores vivas, brilho, saltos redondos e quadrados, com ou sem cano, verniz, cadarço, enfim, qualquer estilo, desde que seja mais ousado. Botas branca, em especial, têm adquirido bastante destaque.

Gola alta

Tendências para moda inverno - 2017

Mais um item clássico do inverno, a gola alta esteve sumida nas últimas temporadas, mas voltou às principais tendências do momento. Ela pode ser utilizada com saias, calças e vestidos, pois equilibra o look, especialmente em dias não tão frios assim. Cachecóis, lenços e acessórios que evidenciam o pescoço em geral continuam sendo ótimas opções.

Listras

Talvez uma das maiores polêmicas do mundo da moda, o uso de listras está em alta. Elas aparecem tanto em preto e branco quanto nas mais diversas combinações de cores. As listras têm sido utilizadas como “brincadeiras gráficas”, servindo principalmente para ocasiões mais informais, com looks descontraídos. Embora as listras na horizontal também estejam sendo utilizadas, as opções na vertical são prioridade.