As chapas de aço são itens indispensáveis para quem trabalha na indústria. Isso porque, elas são extremamente versáteis, podendo ser utilizadas em diferentes tipos de projetos. Inclusive, elas podem ser usadas até como decoração.

Com o avanço da tecnologia, a fabricação desses objetos tem ficado cada vez mais otimizada. Antes, o processo que levava muito tempo, agora pode ser executado em questão de horas.

Além disso, a qualidade dos itens também evoluiu. Hoje é possível encontrar vários tipos de chapas de aço que conseguem ter uma durabilidade maior, bem como resistência. Não é à toa que a demanda por esses objetos tem aumentado cada vez mais.

Graças a criação de novos processos de confecção, os itens podem atender vários projetos. Desde o resfriamento extremo até as altas temperaturas, os procedimentos para melhorar esses objetos são os mais variados.recebimento_de_bobinas_golin-600x400

Como são feitas as chapas de aço

O processo de produção das chapas de aço começa ainda durante a mineração. O minério extraído precisa ser levado ao forno. Esse equipamento precisa estar a uma temperatura extremamente alta, e precisa ser especificamente de siderúrgica.

É ele que irá transformar o minério em ferro gusa. É esse procedimento que irá eliminar quaisquer outros tipos de componentes, tais como: terra, pedras, detritos e e demais impurezas que não sejam ferro.

Uma vez que essa matéria-prima fica pronta, ela passa por outros procedimentos, dependendo dos tipos de aço. No primeiro deles, o ferro passa pela aciaria.

É nessa etapa que o ferro gusa irá se transformar em aço. Em seguida, ele será refinado, e será feita a adição de ligas e conformação do aço em placas.

Por fim, os itens de aço são finalizados com o processo de laminação. Nessa fase, todo o material é transformado em bobinas, para, em seguida, virarem as  chapas de aço.

A única exceção desse processo são as chapas grossas. Por conta da espessura, elas são impossíveis de serem bobinadas.

Aplicações diferenciadas para as chapas de aço

Esses itens são extremamente versáteis. As chapas perfuradas, por exemplo, podem ser utilizadas em diferentes tipos de projetos, dependendo do tamanho e espaçamento das perfurações. Confira abaixo algumas das aplicações:

  1. Construção civil

A construção civil com toda a certeza é a que mais utiliza esses itens. Isso porque, eles são ideais para a construção de estruturas. Além de otimizarem o processo de montagem, é possível adquirir itens pré-moldados.

Essa economia é gigantesca, principalmente para quem precisa de um ambiente que possa ser expandido de forma rápida. Não é à toa que galpões de fábricas são feitos, geralmente, usados esses objetos.

  1. Indústria

A indústria de modo geral também utiliza bastante as chapas de aço. Isso porque, grande parte dos maquinários é feita usando esse tipo de material.Calandra-CNC-1-2-600x400

Por serem mais maleáveis, esses itens podem ser facilmente moldados em diferentes formas. Por conta disso eles são extremamente usados por esse setor.

  1. Decoração

Uma das tendências que mais está em alta atualmente é o uso das chapas de aço em projetos de decoração. Por conta da onda Street e Urban que cresce cada vez mais, elas vêm sendo usadas por vários decoradores renomados.

Além da versatilidade, elas oferecem um ar mais industrial, ideal para quem deseja ter um espaço elegante, mas, sem pender para o clássico. De mesas até quadros, esses objetos têm sido amplamente utilizados.

Como escolher o melhor tipo de chapa para o seu projeto?

Uma das principais dúvidas na hora de usar as chapas de aço. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas simples. Elas irão te auxiliar a entender melhor como usar as peças.

  • Exteriores: Na hora de usar esses itens em estruturas externas, opte pelos galvanizados. Além de mais resistentes, eles têm uma durabilidade maior.
  • Decoração: Para quem vai usar esses objetos na decoração, o ideal é optar pelas opções mais finas. Elas são mais maleáveis.
  • Fale com um especialista: A melhor forma de escolher quais chapas de aço usar no projeto é falar com um profissional. Ele poderá te dar todas as informações necessárias sobre os itens.

Não deixe de ficar por dentro das nossas novidades. Siga a gente nas redes sociais. Aproveite e confira também o artigo “As vantagens do aço inoxidável”.