Escolher o local certo para exercer as atividades de uma empresa pode ser extremamente difícil e, uma vez que o mesmo já esteja estabelecido, pode ser ainda mais lento o processo de decisão da hora exata na qual se deve realizar a mudança comercial.

Quando uma empresa deve mudar-se para outro local?

Estabelecer o local de uma empresa quando o mesmo precisa ser alterado pode apresentar alguns empecilhos, pois, se estabelecer a empresa já é difícil, tomar a decisão de alterar toda a estrutura física da mesma é, certamente, uma das tarefas que os funcionários e sócios podem, sem dúvida, protelar.

É importante entender que todo o processo de mudança comercial irá precisar, sem dúvida alguma, de um planejamento estratégico e de análises profundas da situação na qual a empresa se encontra. Portanto, nesse artigo, você irá encontrar algumas das variáveis que podem indicar a necessidade de mudança.

Confira alguns sinais de que está na hora de realizar a mudança comercial

Desde o ambiente que cerca os arredores da localidade da empresa, passando pelos fornecedores e pela necessidade de expansão, há vários fatores que irão desenvolver papéis cruciais para a decisão da mudança comercial. Conheça alguns deles:

1 – Quando os seus clientes prioritários estão muito longe de você

Muitas empresas passam pelo processo de fidelização de clientes com público que vem de outra cidade: se os seus clientes mais importantes, aqueles que fazem reuniões frequentes com sua equipe e demandam tempo e atenção –  e têm prioridade na hora do atendimento – estão em outra cidade, é possível que seja hora de se mudar para mais perto, pois há uma grande chance de crescimento nessa atitude.

2 – Quando os funcionários perdem muito tempo para chegarem ao trabalho

Um dos fatores que podem influenciar negativamente a manutenção das atividades da empresa com qualidade está diretamente ligado com o tempo necessário para que seus funcionários possam chegar ao local de trabalho.

Se sua empresa está localizada muito longe dos centros, em locais de difícil acesso e que não são beneficiados pelas rotas de transporte público, isso poderá prejudicar, e muito, a obtenção de trabalhadores de qualidade e que possam proporcionar o crescimento das atividades da empresa.

3 – Quando os fornecedores passam a não suprir as necessidades da empresa

Para as empresas que dependem da realização de serviço de fornecedores para conseguirem gerenciar seus processos de produção, é preciso que o material seja entregue a tempo para que seus produtos possam chegar às mãos do consumidor final com qualidade e no período esperado. Dessa forma, os fornecedores que ficam muito longe podem ser extremamente prejudiciais.

Esse é um dos sinais mais claros de que pode estar na hora de realizar a mudança comercial, adequando-se à maior proximidade da fonte de aquisição de matéria-prima para garantir a qualidade para o consumidor.

4 – Quando os órgãos públicos faltam em apoio

É preciso que todas as empresas estejam sempre atentas às condições que são proporcionadas pelos municípios nos quais elas estão inseridas – há uma série de processos de licitação, programas que oferecem apoio excelente aos micro e pequenos empresários, condições muito mais fáceis de obtenção de crédito e até mesmo a isenção de determinados impostos. Confira os da sua cidade.

5 – Quando o crescimento é impedido pela localidade

Se a sua empresa começou com porte pequeno, seus negócios foram crescendo à medida que a equipe investia em expandir as atividades e, agora, a localidade não mais permite fornecer aos novos consumidores produtos de qualidade, tanto pela necessidade de contratar mais funcionários e não ter espaço quanto pela velocidade que a demanda maior exige, é preciso fazer a mudança comercial e adaptar-se ao novo porte dos negócios.

6 – Quando seu público alvo não está perto da empresa

Se a sua empresa tem como foco principal de conversão de vendas o contato direto com o consumidor, é preciso estar atento para quando o mesmo não frequenta a loja física: é preciso realizar um melhor posicionamento da marca por meio da mudança comercial.

Analise o mercado e a situação dos diferentes bairros nos quais a sua empresa pode ser inserida para certificar-se de que, ao despender o orçamento específico para o processo, os investimentos possam ser recuperados com rapidez e praticidade.

7 – Quando a concorrência se torna impossível de lidar

Muitas vezes as empresas se estabelecem em locais onde a concorrência atua de forma incisiva e, principalmente para empresas de pequeno e médio porte que podem estar em processo de inserção no mercado, iniciar as atividades em território onde o público já é fidelizado com o concorrente pode ser fatal.

Identifique quais são suas vantagens em relação às empresas concorrentes e analise o mercado: é certo de que há uma localidade na qual seus negócios podem ter maiores chances de prosperar, sem a influência direta de um concorrente – pode ser a hora de realizar a mudança comercial.