Nos últimos anos o Inmetro liderou uma grande transformação no processo de compra dos grandes atacados, considerando novas regras importantes.

As portarias publicadas por parte do órgão visam uma série de avaliações e também conformidade para diversos tipos de componentes, e quem atua nesse mercado precisa ficar sempre atento!

Mas, será que o seu negócio no ramo varejista realmente está correspondendo a todos esses aspectos?

Vale salientar que o selo do Inmetro ajuda a potencializar as vendas e também pode ser uma diretriz para o processo de compra, uma vez que eles atestam a qualidade e confiabilidade de diversos tipos de produtos.

Quem lida no setor de varejo sabe bem disso, uma vez que lida diretamente com fornecedores de atacado para fazer a reposição de mercadorias e assim garantir bons lucros.

Quer se inteirar mais sobre esse assunto? Pois saiba que talvez esse artigo possa lhe ajudar!

varejo

Qual é o processo de compra dos grandes atacados? Qual a importância do comprador no atacado?

Não há como negar que toda venda efetiva depende também de uma boa compra – essa é uma premissa básica!

Isso se dá principalmente pelo fato de que estamos falando de um setor de mercado que gera margens de lucros bastante apertadas.

Mas, isso não quer dizer que  pagar sempre o menor preço é o melhor caminho, uma vez que há uma série de outros fatores envolvidos para o andamento desse tipo de negócio.

Justamente por esse motivo a figura do comprador dentro as operações de atacadista possui também uma postura absolutamente estratégica e até mesmo essencial para que se possa atribuir bons resultados.

Por isso, as qualidades que são exigidas para esse tipo de perfil profissional envolvem uma ampla lista de exigências e pontos pertinentes.

Fora a questão das habilidades tradicionais provenientes da negociação existente,  o profissional ainda deve considerar um amplo conhecimento acerca de outros dados cruciais.

Isso envolve os impostos incidentes tanto sobre as compras realizadas como também acerca das vendas, bem como os custos de mercadorias e o preço final de venda que poderá ser atribuído.

Outro ponto importante é procurar conhecer ao máximo os públicos que eventualmente serão impactados pelo atacado e também suas demandas, bem como realizar visitas aos seus clientes ou estar presente em salões de vendas.

Há ainda uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração, como até mesmo se os produtos possuem qualidade, se são seguros ou se adequam-se as normas e leis.

Um dos caminhos para isso é ter orientações para saber se a mercadoria em questão possui selo do Inmetro, por exemplo – pois isso pode impactar bastante no resultado final do processo de compra e venda.

Vale salientar que nos últimos anos o mercado evoluiu para um processo bidirecional, onde podemos afirmar que bons resultados podem ser atribuídos ao fato de que o produto proveniente de uma boa compra pode consolidar um melhor processo de vendas no futuro.

comercio-varejo-loja-consumo-vestuario-nushp26125455-1

A qualidade acima de tudo!

Como nos dias atuais existe uma forte semelhança entre a qualidade dos produtos e os preços praticados, fazendo com ocorra uma variação pequena entre os fornecedores, é importante certificar quais os produtos que de fato agregam um bom giro.

Isso porque nem todos possuem essa premissa. No caso, comprar adequadamente está diretamente associado em adquirir produtos que não fiquem parados nos estoques – eles precisam ter uma boa aceitação no mercado.

Por isso, ficar atento no que os compradores almejam é uma parte fundamental de todo o processo de compra dos grandes atacados!

Produtos que tenham uma boa saída, que consigam ter um valor competitivo no mercado, que sejam de qualidade e que representam segurança para o consumidor final podem atribuir ótimos resultados.

É importante destacar que hoje em dia o consumidor que fica posicionado na ponta final de qualquer negociação está cada vez mais exigente.

Ele sabe de seus direitos, procura avaliar quando o valor reverte em qualidade, sabe que a lei acerca das cerificações dos produtos são um fator determinante para conduzir sua decisão de compra e muito mais!

Agora que você já sabe qual é o processo de compra dos grandes atacados, aproveite para conhecer mais pontos importantes no site da BRICS!