Os mapas mentais são ferramentas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de projetos digitais, como os sites. A ferramenta Mind Mapping desenvolvida pelo escritor inglês Tony Buzan, virou uma alternativa para muitos.

O nosso cérebro é o principal e mais utilizado órgão do corpo, são milhares de conexões entre os neurônios que constroem toda a nossa inteligência, constituindo nossa personalidade, comportamento e atitudes.

Todas as nossas ideias inventivas são processadas a cada milissegundo pelo cérebro, a todo o instante. Bilhões e bilhões de informações chegam a ele para serem aproveitados, porém de 400 bilhões de bits, apenas 2.000 são totalmente usufruídos.

As informações que chegam à mente dos seres humanos são responsáveis pela percepção de mundo e de si mesmo, ou seja, somos verdadeiros instrumentos de criação de pensamentos.

Porém, expressar todo esse conhecimento de maneira compreensível para o mundo não é uma tarefa considerada básica. Imagine que, a todo segundo, o ser humano é bombardeado por inúmeras referências, de diferentes gêneros.

Será mesmo que existe algum jeito de assimilar todos os conteúdos e reproduzi-los sem que eles fiquem confusos ou desagregados um do outro? Por isso, esse artigo irá mostrar o melhor jeito de assimilar o conteúdo de um site pelo mapa mental.

Como surgiu o mapa mental?

Tony Buzan, com o objetivo de auxiliar a todos a explorarem todos os seus potenciais e competências cerebrais, criou, nos meados da década de 1970, a ferramenta do Mapa Mental.

A prática foi uma estratégia revolucionária para assimilar as ideias, ele nada mais é do que um guia que ajuda a aumentar a produtividade e aumenta a organização dos pensamentos em cadeias de informações.

Qual a importância do mapa mental no desenvolvimento de sites?

Essas informações são distribuídas em palavras–chave, a partir de temas centrais.

Para entender melhor a ideia, reflita sobre uma estrutura de organograma, com uma base em formato de um tronco de árvore e suas ramificações que compõem os galhos e as raízes.

É uma espécie de organograma que gera o raciocínio, deixando-o mais ordenado.

Qual a importância do mapa mental para o desenvolvimento de sites?

É normal que ao pensar no desenvolvimento de sites, muitas informações fiquem fragmentadas umas das outras, sem nenhuma conexão, gerando muita dificuldade em imaginar um projeto de site pronto, ou mais organizado.

As confusões não deixam os empreendedores ter uma visão ampla e sistêmica sobre seu empreendimento. É nesse momento que os mapas mentais entram em ação.

Eles irão auxiliar na organização dos conteúdos de um site, promovendo conexões mais claras, sem demandar tempo, dinheiro e estresse. Ele ajuda a hierarquizar e categorizar as páginas do site, ajudando a compor uma arquitetura que facilite a navegabilidade. Assim, o usuário conseguirá visualizar e acessar facilmente o conteúdo que procura.

Os mapas mentais farão a estruturação do esboço de todo o projeto, para que, assim, seus desenvolvedores possam apontar com mais clareza soluções para os futuros problemas.

Em quais pontos o mapa mental irá ajudar no desenvolvimento do site?

A criação de um mapa mental não ajudará somente a estruturar o seu projeto de site, mas ele poderá servir como o instrumento que irá viabilizar a colocação do seu projeto em prática.

Assim, ele terá influência na fase da implementação, aplicação e mensuração de todos os resultados, positivos ou negativos.

Na fase inicial do projeto, o mapa mental ajudará o empreendedor nos seguintes tópicos:

  1. Levantamento do mercado
  2. Concorrência
  3. Análise de Resultados
  4. Público–Alvo
  5. Interesse do Público de referência
  6. Referências

Na primeira fase, as informações precisam ser coletadas para que o site corresponda às expectativas do público–alvo escolhido, com resultados esperados.

Quais os benefícios para a fase final do seu site utilizando o mapa mental?

  1. Cronogramas
  2. Comunicação
  3. Objetivos de negócio
  4. Planos
  5. Definição de nicho
  6. Definição de ações a serem tomadas
  7. Criação da persona e da linguagem
  8. Planos de interação com o público
  9. Metas
  10. Desempenho

Conclusão

Os mapas mentais são primordiais para o sucesso de todo o site, uma ferramenta de apoio que economiza tempo, minimiza em grande escala os erros, evitando o aparecimento de imprevistos e prejuízos futuros para os sites.

Ele identifica as melhores oportunidades, pois será possível priorizar quais as melhores informações que você quer que contenha no seu projeto de site, sem excessos ou faltas, estruturando a melhor linguagem a ser usada, entre outros benefícios.