Quase tudo aquilo que precisamos fazer em casa exige ouso de água: tomar banho, lavar roupa, lavar louça, dar a descarga, regar as plantas, lavar o quintal e por aí vai. Contudo, é preciso que cada pessoa saiba lidar com a água de maneira consciente. Por isso, separamos algumas dicas práticas para quer você consiga promover economia de água em condomínios ou em residências. Confira:

Fique atento aos vazamentos

Faça um teste: feche todas as torneiras e chuveiros da casa e observe o hidrômetro. Se ele continuar girando, é sinal de que há um vazamento em sua residência. Os vazamentos causam grandes desperdícios e podem fazer sua conta de água disparar. Por isso, procure um profissional ou empresa especializada na identificação e no reparo desse tipo de dano.

Invista em acessórios

Há alguns itens que ajudam os moradores da casa a fazer um uso mais consciente da água, sem desperdiçar. Há diferentes arejadores ou redutores de vazão, por exemplo, que podem reduzir o consumo de água em cerca de 20%, sem que isso comprometa suas atividades diárias. Há também as descargas com válvulas de duplo acionamento, que controlam a quantidade de água disparada, com base nas necessidades.

Feche a torneira e o chuveiro

Ao fazer a barba, escovar os dentes ou ensaboar as mãos, mantenha a torneira desligada, afinal de contas, você só precisará dela na hora de enxaguar, não é mesmo? De acordo com a SABESP, uma torneira aberta pode gastar de 12 a 20 litros de água por minuto.

Promovendo economia de água em casa

Sistema semelhante deve ser realizado durante o banho. Enquanto você se ensaboa, não há por que manter o chuveiro ligado. A cada minuto com o chuveiro desligado, você economiza cerca de 12 litros. Para quem conta com sistemas de aquecimento lento, a dica é colocar baldes embaixo dos chuveiros enquanto a água esquenta e procurar uma finalidade para essa água armazenada.

Organize-se na hora de lavar louça

Todos os utensílios utilizados (copos, pratos, talheres, entre outros) devem ser deixados algum tempo de molho, para facilitar a remoção da sujeira. Com a torneira fechada, ensaboe cada um deles e só utilize a água corrente quando for enxaguá-los. Para quem tem máquina de lavar louça, utilize-a apenas quando estiver em sua capacidade máxima para evitar desperdício.

Reaproveite a água na hora de lavar roupa

Ao utilizar máquinas de lavar roupas, espere acumular uma boa quantidade de peças para lavar tudo de uma vez, em capacidade máxima. Lavar aos pouquinhos vai gastar mais água. Além disso, a água que foi utilizada na lavagem das roupas pode ser reutilizada em outras atividades diárias, como limpar o chão, por exemplo. O mesmo pode ser feito com os aparelhos de ar-condicionado que ficam pingando: coloque um balde embaixo do aparelho e reaproveite a água acumulada.

Seja econômico ao lavar o carro e o quintal

Na hora de limpar o quintal, procure passar uma vassoura com frequência para evitar que muita sujeira se acumule, evitando que sejam necessárias lavagens frequentes. Ao lavar o quintal, substitua a mangueira pelo balde, permitindo que você tenha um maior controle e melhor aproveitamento sobre a água utilizada. O mesmo vale para os carros: nada de mangueira! Utilize baldes e panos em sua limpeza. Produtos com borrifador disponíveis no mercado também podem ser úteis nesse momento.

Com as dicas acima, fica muito mais fácil economizar água. É só ter força de vontade para fazer dessas pequenas alterações grandes hábitos!