A cozinha é um ambiente movimentado e de alto impacto em suas superfícies. De derrames e salpicos de água, à queda ocasional de uma faca afiada ou garfo, existem vários desafios diferentes que o seu pavimento terá de enfrentar.

 
Embora a madeira seja um material aceitável para este espaço, será necessária alguma manutenção constante e pode ser suscetível a alguns perigos que podem arruinar completamente a instalação. Veja tudo que precisa saber sobre piso de madeira na cozinha:

Durabilidade

Embora os pisos de madeira custem mais do que a maioria das alternativas, eles também tendem a durar muito mais tempo.Porque estes materiais podem obter uma reforma completa a cada poucos anos, o que permite que o piso facilmente durar por várias décadas; contanto que algo não aconteça para arruiná-lo completamente.

Garantia

Antes de iniciar o processo de instalação, você precisa verificar e verificar se existe uma garantia sobre os materiais de madeira. Se houver, leia com atenção para ver se alguma coisa no contrato menciona que a proteção oferecida será cancelada se for instalada em uma cozinha ou em qualquer espaço onde a água possa ser um perigo.

Ajuda profissional

A madeira é um dos materiais de revestimento mais difíceis e complexos de instalar em uma cozinha. Você tem que ser capaz de medir com precisão e cortar as tábuas de madeira e, em seguida, pregar ou prendê-las corretamente na sub-base.
Em geral, os amadores devem ser muito cautelosos sobre a realização de tal projeto e, a menos que você saiba o que está fazendo, recomenda-se a ajuda de um profissional.

Acabamento

Depois que um piso de madeira é instalado em uma cozinha, sua superfície precisa ser protegida com um agente de vedação que impeça a penetração de umidade e outras substâncias. Em uma cozinha onde a água é usada o tempo todo e molhos ácidos são pulverizados e respingados regularmente, você vai querer aplicar várias camadas de selante para proteger o material. Geralmente, uma mistura de poliuretano à base de água de qualidade é a melhor opção para proteger suas superfícies.

Manutenção

A coisa mais importante que você pode fazer para manter seus pisos de cozinha de madeira é manter a vigilância constante sobre eles. Se derramar alguma coisa, limpe-a imediatamente e nunca permita que a água fique na superfície por muito tempo. Também será necessário varrer ou aspirar os pisos regularmente, a fim de mantê-los livres de pequenas sujeiras e partículas ásperas que possam arranhar a madeira e desgastar o acabamento.

Mantendo o acabamento

A cozinha é uma área bastante volátil, então você precisará reaplicar o agente de acabamento a cada poucos meses, uma vez que ele começa a se desgastar.

Como cuidar de um piso de madeira

Quando o chão começa a ficar danificado e desgastado, você também tem a opção de retoque. Isso envolve lixar a superfície para baixo após o acabamento e quaisquer outros defeitos e, em seguida, reaplicar as camadas de proteção desejadas.
A desvantagem é que o processo de retoque é trabalhoso. Envolve tirar quase tudo da cozinha e, em seguida, trazer um equipamento grande e barulhento que envia pó de serragem pelo ar em todas as direções. Você então tem que aplicar os produtos de acabamentos na madeira, permitindo que cada um seque ao longo de horas ou dias antes de passar para a próxima etapa.

Porque escolher o piso de madeira?

Apesar dos problemas, a madeira é um material bonito e se for usado em outros cômodos e não apenas instalação da cozinha pode ajudar a unir este espaço com o design do resto da casa. Isso é especialmente útil em projetos de piso aberto, em que as cozinhas se estendem perfeitamente nas áreas de convivência.
Considerado por muitos como a melhor opção de piso, a madeira nunca sai de moda. Este piso é clássico e empresta beleza natural e calor à sua cozinha. Com os cuidados apropriados o piso de madeira pode ser diferencial na sua cozinha.
Agora que você sabe o que considerar, é hora de começar a procurar. Seja criativo e não tenha medo de considerar as diferentes opções de madeiras disponíveis no mercado. Afinal, será uma parte da sua casa e ela merece ser tão única quanto você!