googleO motivo a qual me fez escrever este artigo sobre investimentos realizados pelas pequenas e médias empresas em marketing digital é por além de vivenciar, vejo cada dia mais empresas perdendo dinheiro, fazendo investimentos sem o famoso ROI (retorno sobre investimento). Não é de hoje que empresário pequenos, médios e até grandes acabam perdendo investimento ao acreditar em algumas agências de marketing digital que prometem mover montanhas, colocarem seu site na primeira posição dos resultados orgânicos do Google, ou dobrar seu faturamento.

Cuidado PME’s!

Você empresário, que planejou, aplicou e está crescendo, sabe muito bem o quanto é importante um investimento de 20 a 50 mil reais no ano em um projeto de otimização de sites, campanhas de links patrocinados ou campanhas de e-mail marketing. Aqui vão algumas dicas antes de fechar qualquer projeto com agências.

  • Verifique alguns cases da agência
  • Tente entrar em contato com clientes para pegar referência
  • Tire o máximo de dúvidas possíveis
  • Entenda como ele atingiu os resultados
  • Peça um planejamento geral para o projeto
  • Cuidado com preços baratos

Fique atento a agências que vendem SEO em forma de pacote, ou pior ainda, agências que lhe envia um orçamento tabelado! Porque? A resposta é bem simples para isso!

Qualquer empresa que envie um orçamento a você sem mais nem menos, sem uma avaliação de concorrente, sem uma avaliação em seu site, e essa avaliação no seu site não é apenas no setor on-page de otimização, e sim, em todo o conjunto como por exemplo, formas de conversão, estrutura do site, layout, os usuário engajam no site, conteúdo. Essa avaliação deve ser bem detalhada e minuciosa, pois não adianta você investir em otimização de site, se o seu site não tem um planejamento de conversão, tagueamento dessas conversões, arquitetura de conteúdo e o principal, design.

Design é importante em SEO?

Design é um dos fatores principais, se seu site não tem um design bacana, não vale a pena investir nele, ainda mais se seu projeto está ultrapassado comparado a seus concorrentes. Pense na possibilidade de investir em SEO em um pacote de criação de site e otimização de sites. Quando um projeto é desenvolvido do zero, planejado e voltado para otimização as chances desse projeto se destacar em um período menor são bem maiores. Peça uma avaliação em seu site, pergunte em quanto tempo a agência finaliza a parte on-page em seu site atual. Seria 3 meses, 6 meses? Avalie agora em quanto tempo ele lhe entrega um novo projeto, um novo site, mais atraente que torne o engajamento de seus usuários mais altos, quanto tempo ele lhe entrega? Eu diria que em 2 meses, 2 meses e meio você terá um novo site com alto potencial de se destacar de seus concorrentes.

Conclusão

Coloque na balança, muitas vezes o investimento em marketing digital pode ser 2,3 até 4 vezes mais caro do que o orçamento mais caro da agência de otimização de site que lhe passou aquele preço que você achou um absurdo. Essa é a dica para as empresas!