Usado para enviar, armazenar e exibir itens, paletes desempenham um número de papéis cruciais. Além de vir em uma variedade de tamanhos e tipos, tais como bloco, stringer, flush, reversível, etc, existem duas principais opções à sua disposição quando se trata de material de palete: madeira e plástico.

Os paletes de madeira são feitos de madeira, um recurso renovável, enquanto paletes de plástico são feitas de polietileno de alta densidade (HDPE), que é criado a partir de petróleo ou gás natural. Com a madeira sendo um recurso natural e renovável, paletes de madeira podem ser usados repetidamente, bem como ser reutilizados ou reciclados.

E sim, eles também são biodegradáveis. Do ponto de vista da sustentabilidade, isso também inclui as pessoas envolvidas no processo de fabricação de paletes, seu ambiente de trabalho e o próprio ambiente natural.

A variedade de madeira é a melhor opção para as empresas que querem reduzir a sua pegada ecológica na Terra.

Vamos dar uma olhada na raiz do material para obter uma melhor compreensão de porque a madeira é o caminho a percorrer.

locacao-palete

E as árvores?

Alguns temem que optando por paletes de madeira eles estarão contribuindo para o desmatamento das árvores e inestimável que crescem em todo o Canadá, mas isso simplesmente não é o caso.

De acordo com a Canadian Wood Pallet and Container Association , mais de 150 milhões de hectares das florestas do país são certificados como geridos de forma sustentável, com menos de 0,2 por cento colhidos todos os anos.

E essas árvores nem sempre são necessariamente cortadas para o único propósito de fazer paletes. Eles são cortados para outros usos, como a fabricação de móveis e pisos; Enquanto que qualquer resíduo, madeira menos desejável – conhecido como queda – é designado para a produção de paletes. Embora esta madeira pode não ter cumprido os requisitos para a sua finalidade original durante o processo de classificação da usina, ainda é material de qualidade que faz para paletes confiáveis ​​e duráveis.

A madeira proveniente de florestas colhidas de forma sustentável tem uma pegada de carbono negativa – esta característica simples, mas fundamental, do crescimento da floresta fornece benefícios significativos à madeira ao descrever a pegada de carbono da madeira em comparação com outros materiais utilizados em embalagens, como o plástico, de acordo com a Canadian Wood Pallet E Associação de Contêineres.

O Fator de Energia

Você já se perguntou quanta energia é consumida na fabricação de uma palete? Se você está comprando paletes para fins de transporte, o fator de energia parece fácil de contornar quando tomar essa decisão crítica. Mas é uma consideração importante.

Quando se trata de plástico versus madeira, madeira tem a vantagem no processo de fabricação – o primeiro é dito para criar grandes quantidades de poluentes químicos, de acordo com bioenergyinc.ca.

“A queima de combustíveis fósseis está prejudicando nosso meio ambiente ao desbloquear o carbono sequestrado e liberá-lo na atmosfera sob a forma de CO2. O combustível de madeira, por outro lado, é “neutro em carbono” – uma árvore absorve tanto carbono durante sua vida útil quanto desprende quando é queimada, o que significa que não há ganho líquido nas emissões de CO2 “.

De fato, estima-se que para cada metro cúbico de madeira produzida, aproximadamente uma tonelada de CO2 seja absorvida. Nota: Uma palete de madeira representa o armazenamento de aproximadamente 27 kg de carbono. E, em alguns casos, a queima de plástico pode liberar vapores tóxicos.

Além disso, o processo de reparação não é tão simples como a variedade de madeira, uma vez que os paletes teria que ser derretido.

Alguns podem argumentar que paletes de plástico são “verdes” se eles são feitos de plástico reciclado, ter um segundo para pensar sobre o processo que criou o plástico em primeiro lugar. Durante um processo chamado de cracking, plástico (um polietileno de alta densidade ou HYDPE) é formado. O petróleo é aquecido a uma temperatura extrema, causando a produção de gás etileno . Essas moléculas de gás se combinam para formar polietileno .

Paletes de madeira podem ser usados ​​repetidamente

Devido à natureza da sua composição, as paletes de madeira podem ser facilmente reparadas quando necessário reutilizando peças de outros paletes danificados ou novas madeiras feitas de madeira virgem, placas de bloco ou chapas de madeira prensadas , conforme apontado pela CEI-Bois. Por outro lado, paletes de plástico só pode ser usado até que eles crack ou quebrar. A confederação afirma ainda que a vida útil de paletes de madeira pode ser reforçada com o uso de conservantes de madeira ou tratamentos térmicos.

Note que eu mencionei mais cedo que a madeira é tecnicamente um recurso renovável. Além disso, se as árvores são substituídas pelo crescimento de mais árvores em seu lugar, ainda valida o uso da madeira como renovável. Mesmo se você não reutilizar as mesmas paletes de madeira e encomendar mais de um fabricante de paletes para suas necessidades de transporte, você ainda está fazendo uma boa ação para o ambiente, não indo a rota de plástico.