A escolha da madeira na hora de construir ou reformar tem se tornado cada vez mais comum, tornando o material uma grande tendência nos últimos tempos. Mesmo quando já decidimos pela madeira em detrimento de todos os outros tipos de piso, ainda surgem muitas dúvidas, afinal, esse ramo da decoração é muito amplo. Descubra quais os melhores tipos de piso pronto!

 
Cor das paredes, móveis, tipo de portas e janelas, enfim, cada detalhe será praticamente permanente em sua casa, então escolhê-los com sabedoria e com calma é preciso! Mesmo sendo apenas um segmento da construção civil, os pisos de madeira têm grande variação de cores, geometria, aplicação, etc.

 
Conhecer mais sobre os pisos prontos lhe dará a oportunidade de escolher qual é o melhor para seus cômodos. Com determinadas informações básicas você consegue escolher aquele que mais de adapta ao seu orçamento. Descubra quais os melhores tipos de piso pronto, seus benefícios e quais as diferentes entre eles e o assoalho.

 

Os melhores tipos de piso pronto

 
Primeiramente, vamos entender o que caracteriza um piso pronto. Esse tipo de piso pode ser feito de madeira do Amendoim, Peroba dourada, Ipê, Tauari, Carvalho americano, Jatobá, Grapia, Cumaru, etc. Sua fabricação é feita em tábuas com dimensões mais curtas, de comprimento aleatório, o que economiza o desperdício de material.

 
Uma particularidade do piso pronto é que já vem envernizado de fábrica, o que facilita a agilidade da instalação. As medidas mais comuns são 5/7/10 cm de largura, 1,5 cm de espessura e o comprimento do piso pronto varia entre 0,40 a 2,10 m.

 
Os principais tipos de piso pronto são: piso pronto de Madeira Maciça, piso pronto Engenheirado e piso pronto Multistrato.

 
Os pisos de Madeira Maciça são extremamente sofisticados, podem ser lixados várias vezes e não exalam odor de madeira. Porém, é preciso tomar o cuidado para não instalá-lo em áreas muito úmidas (isso prejudica o material). Já o piso Multistrato é fabricado a partir de folheados de madeira com várias camadas compensadas.

 
Essa estruturação permite que esse piso pronto seja aplicado em todos os lugares sem acarretar risco à qualidade. Sua base é composta por fibras cruzadas, causando um aumento na estabilidade e segurança. O piso Engenheirado é um material parecido com o piso pronto Multistrato, porém mais otimizado.

 

Benefícios dos pisos prontos

Mas, afinal, quais são os benefícios de se adquirir os pisos prontos em detrimentos dos porcelanatos, carpetes, etc.?
Conheça os maiores benefícios dos pisos prontos:

 
• Adequam-se qualquer tipo de ambiente e decoração, não tendo que se preocupar com mudança nos móveis ou coisas do gênero.

 
• Pode ser aplicado em qualquer área, interna ou externa.

 
• Já vem envernizado de fábrica.

 
• Fácil instalação.

 

• Possui alta resistência.

 
• Alta durabilidade.

 
• A condutividade térmica causa uma temperatura estável.

 
• Isolante acústico, o que abafa o som dos impactos.

 
• Confere ao ambiente um ar sofisticado, agradável e acolhedor.

 
• Variedade nas cores, modelos, desenhos e geometria.

 
• Como há muitos modelos no mercado, de vários tipos de madeira e produção, fica fácil achar o piso pronto que se encaixe no seu orçamento.

 
• Não é um piso muito aderente, evitando escorregamento.

 
• Baixa manutenção.

 

Piso pronto x Assoalho

 
O piso pronto tem muitas semelhanças com o piso tipo assoalho. Os dois são fabricados a partir da madeira e em tábuas, porém diferem nas dimensões. Ambos recebem tratamento após secarem nas estufas de vapor, recebendo uma camada de verniz que confere ao piso todo seu ar sofisticado.

 
Em questão de resistência e durabilidade, os dois possuem alto potencial (se instalados nos locais adequados em relação à umidade, etc.). Uma vantagem em relação aos assoalhos, é que o piso pronto, como o próprio nome já diz, vem totalmente preparado para ser instalado, o que economiza em tempo e dinheiro.

 
Escolher os detalhes da sua casa é uma das partes mais gostosas de toda a construção ou reforma. É preciso pensar que essas escolhas vão conviver com você por muito tempo, às vezes nunca serão mudadas.

 
Por isso, é preciso conhecer bastante todos os materiais e fazer a relação de custa x benefício para não sair prejudicado.  Agora que você conhece os melhores tipos de piso pronto já pode começar a programar sua decoração!