Muitas pessoas desconhecem a importância das pontes rolantes, porém, esse pode ser um equipamento fundamental para alguns trabalhos. Assim, conhecer essa ferramenta e saber mais sobre seu uso pode ser importante.

Saiba o que são as pontes rolantes e como elas podem ser utilizadas em ambientes industriais ou em qualquer outro espaço onde possa ser necessário realizar a suspensão de cargas.

Sendo um equipamento muito utilizado, as pontes rolantes proporcionam que mesmo as cargas mais pesadas possam ser facilmente suspensas e transportadas de um lugar para outro.

Assim, a mobilidade de materiais pesados pode ser possível apenas quando contamos com o uso desse equipamento, ressaltando assim sua importância dentro do setor industrial.

A seguir vamos falar com mais detalhes sobre esse equipamento tão utilizado e sobre a importância de se ter um profissional qualificado para trabalhar com esse tipo de máquina.

foto_ponte

O que são pontes rolantes  e quais tipos encontrar

Sendo um equipamento composto por uma viga, uma espécie de carro e um objeto denominado de talha, as pontes rolantes são fundamentais para a suspensão e o transporte de cargas.

Dessa forma, pontes rolantes podem ser consideradas como uma espécie de carrinho, que possui uma viga alta e uma talha onde a carga é presa. Dessa forma, sempre que uma carga precisa ser elevada ou transportada esse equipamento pode ser essencial.

Apesar de utilizarmos sempre o mesmo nome, você pode encontrar três principais tipos de pontes rolantes, sendo elas:

  • Ponte rolante apoiada dupla viga

Esse tipo de ponte rolante pode ser ideal para a suspensão de cargas em alturas muito grandes, ou mesmo para a elevação e transporte de cargas que possam demonstrar certa complexidade.

  • Ponte rolante apoiada Univiga

A ponte rolante univiga é indicada para o transporte e elevação de cargas com grandes dimensões, assim, quanto maior e mais pesada a carga, mais pode ser indicado o uso desse modelo.

  • Ponte rolante suspensa univiga

Já a ponte suspensa univiga é utilizada nos espaços onde as colunas de sustentação do equipamento não possam ser instaladas, de forma que a ponte suspensa conte apenas com uma coluna.

Na grande maioria das vezes, as pontes rolantes costumam ser utilizadas de forma exclusiva dentro das indústrias, porém, vamos falar com mais detalhes sobre a sua utilização a seguir.

Principais usos das pontes rolantes

O uso das pontes rolantes costuma ocorrer principalmente no setor industrial, pois, esses são os ambientes onde a demanda pela suspensão e transporte de cargas é mais significativa.

Dessa forma, indústrias que trabalham com o transporte de materiais pesados, ou mesmo alguns setores específicos que necessitem realizar o transporte de cargas podem utilizar desse equipamento.

Para operar as pontes rolantes, é indispensável um profissional devidamente capacitado, pois, um acidente com cargas pesadas pode vir a causar inúmeros danos tanto para a integridade do funcionário, quanto para a carga que está sendo suspensa.

Dessa forma, investir na capacitação dos profissionais que atuam com esse equipamento é importante, visando garantir sempre o melhor domínio sobre as pontes rolantes, para que elas possa ser utilizado com segurança e eficiência.37531-4

Importância das pontes rolantes

Sendo as pontes rolantes importantes para a suspensão e transporte de cargas, o uso desse equipamento é indispensável, pois, sem ele grande parte das atividades de uma indústria não poderiam ser realizadas.

Assim, transportar materiais de um setor para o outro, ou mesmo garantir que um determinado produto chegue até uma área específica só é possível através do uso das pontes rolantes.

Garanta bons profissionais para operarem esse tipo de equipamento e garanta já seu uso eficiente. Você poderá perceber como as pontes rolantes podem ser importantes dentro do setor industrial.