Na publicidade, no design, na arquitetura e na comunicação corporativa de maneira geral, as cores têm um impacto importante sobre o público. Existe até mesmo uma área de estudos e pesquisas denominada “Psicologia das cores”, focada em identificar as associações estabelecidas entre cores e emoções que despertam nas pessoas.

Levando esse aspecto em consideração, as cores nas fachadas dos estabelecimentos, por exemplo, podem ser decisivas para atrair e estimular o cliente (ou cliente em potencial). A correta pintura predial ou comercial pode ser um grande estímulo ao seu ponto de venda. Confira, a seguir, dicas de indicação de cores para alguns tipos de estabelecimentos.

O uso das cores em favor do seu negócio

Comércio de alimentos

Para quem possui restaurantes, lanchonetes, doceiras ou qualquer outro tipo de estabelecimento que trabalhe com venda de alimentos, a dica de cor é o laranja. Essa cor pode ser aplicada nas fachadas, peças impressas, menus ou mesmo pratos.

Estudos apontam que a cor laranja está associada à coragem e à ousadia, por ser uma cor quente. Além disso, acredita-se que ela estimula o apetite. Muitas lanchonetes e restaurantes apostam também no vermelho em suas identidades visuais. Essa cor também é associada à prosperidade, mas tende a ser mais cansativa do que o laranja.

Beleza e cosméticos

Para quem trabalha com comércio de cosméticos ou para quem possui salões de beleza, a utilização de cores traz uma energia alegre a esses estabelecimentos. Como a função desses locais é trabalhar a autoestima das pessoas, a dica é apostar em cores quentes, como amarelo, laranja, vermelho e rosa.

Em locais como clínicas de estética ou spas, por sua vez, a dica é investir na cor verde, pois ela produz uma sensação de calma, tranquilidade, serenidade e equilíbrio. Além disso, esses estabelecimentos precisam de um tom mais sóbrio que implique seriedade. Essa cor também é ideal para o comércio de produtos naturais e orgânicos, como fitoterápicos, pois o verde remete à natureza e à sustentabilidade.

Empresas de joias ou bijuterias

Esse segmento trabalha com metais preciosos ou tons semelhantes. O brilho é sedutor para os frequentadores desse tipo de estabelecimento. Assim, o dourado e o amarelo são boas apostas, mas não podem ser utilizados em demasia, pois cansam a vista. É interessante combinar esses tons com o preto, cuja sobriedade produz um contraste sofisticado e elegante. Esses tons podem ser aplicados no espaço físico e também em logotipos e materiais de divulgação.

Tecnologia e Games

O ramo da tecnologia requer criatividade, inovação e concentração. As cores que estimulam essas sensações nas pessoas são o azul, o amarelo e o laranja. A sobriedade do azul produz uma ideia de confiabilidade e responsabilidade, enquanto as cores mais quentes estão naturalmente associadas ao raciocínio rápido, à memória e à imaginação.

Dicas gerais

Procure não utilizar muitas cores na identidade visual de sua empresa, de modo que ela não fique confusa e poluída. Concentre-se em poucas cores, mas com um conceito bem elaborado por trás do projeto. Uma fachada atraente pode trazer muita prosperidade.