Muito se fala sobre os benefícios do emprego do aço em ambiente industrial. Como ele é leve, resistente e de flexibilidade ajustável de acordo com sua composição, o material é muito utilizado nas indústrias. Nesse tipo de ambiente, ele aparece principalmente sob a forma de tubos e diferentes tipos de chapa, como a chapa fina, chapa grossa, chapa expandida e chapa perfurada. O que talvez nem todos saibam é que o aço também tem sido um elemento muito considerado em projetos de arquitetura e decoração no século XXI.

Vantagens

O emprego do material em projetos arquitetônicos traz uma série de benefícios. A utilização de estruturas em aço nesse tipo de projeto pode promover uma economia de até 30% nos valores de fundações e de até 40% no tempo de execução das obras. Como o material possui peso reduzido, é possível que ele seja utilizado em solos com baixa capacidade de carga.

Além disso, o aço é um elemento de valor estético. Seu tom discreto, porém reluzente, permite que sejam feitas as mais diversas combinações de cores e materiais na decoração de ambientes. Uma tendência contemporânea é a estética industrial, que combina tijolos à mostra, estruturas em aço, cimento e madeira de demolição, criando ambientes mais simples e rústicos. Confira alguns modos criativos de utilizar o aço na decoração:

Estruturas e tubulações aparentes

A estética industrial tem como principal característica a criação de ambientes domésticos que simulem as indústrias. Um dos meios de se fazer isso é deixar estruturas e tubulações de aço aparentes, bem como colunas e vigas. Em complemento, escadas e esquadrias em tons de cinza evidenciam essa estética contemporânea no local.

O aço na arquitetura e na decoração

Reaproveitamento de peças

Outro aspecto cada vez mais valorizado na arquitetura contemporânea é a utilização de materiais recicláveis e ecológicos. O aço é 100% reciclável, o que agrega bastante valor ao ambiente em que é aplicado. Além disso, consome menos energia e gera menos resíduos no período de construção. Uma dica de decoração interessante é utilizar peças de sucata de ferro em paredes ou no forro, por exemplo. Chapas, correntes, placas e rodas podem ser reaproveitadas.

Divisórias de aço

O aço também permite que sejam elaboradas opções mais criativas para divisórias de ambientes. Correntes de aço, por exemplo, podem delimitar espaços e ficam muito bem esteticamente quando combinadas com outros elementos na cor preta. Prateleiras de aço também podem desempenhar essa função, pois são leves, resistentes e permitem integração visual entre os ambientes, otimizando o aproveitamento de luz e a ventilação.

Mobiliário

Por fim, o mobiliário em aço também está em alta, pois a flexibilidade do material permite a composição de diferentes formatos. Cadeiras, mesas e até banheiras de aço dão um tom mais urbano e moderno aos ambientes. Esse tipo de mobiliário é também discreto e combina com outros materiais, como a madeira, por exemplo.