É essencial que você conheça as leis e portarias que se referem ao seu tipo de empreendimento. Isso garante que o seu negócio seja gerenciado dentro da legalidade, e não provoque problemas e até perda de dinheiro.

Ter um empreendimento requer que você esteja sempre a par das leis que regem o seu nicho de atuação. Isso garante a segurança de seu patrimônio, a sua própria segurança e a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

Então, entenda porque é importante conhecer as leis e as portarias que regem a sua atuação. Descubra como manter o seu negócio seguro realizando atividades absolutamente legalizadas.

A importância de conhecer e seguir as portarias referentes ao seu empreendimento

Antes de começarmos a explicar porque é importante manter o seu negócio dentro da legalidade, é importante que você entenda o que são portarias, e qual é a utilidade disso para o seu empreendimento.

  • O que são portarias?

A portaria, a grosso modo, é um ato administrativo normativo que tem como intenção monitorar a devida aplicação da lei. Essa é uma manifestação estritamente administrativa, que deve ter respaldo em algum decreto.

Elas existem para garantir que o texto legal seja posto em prática. Ou seja, que as leis sejam devidamente aplicadas e executadas. Portanto, as portarias sempre estarão pautadas na execução de:

  • Lei;
  • Constituição Federal;
  • Decreto;
  • Regulamento, etc.

Entenda as diferentes portarias que existem

Para que fique ainda mais claro, é importante que você entenda que existem diferentes portarias, com variadas aplicações. Veja quais são algumas das mais úteis e utilizadas.

  • Portarias Gerais: são instruções que são direcionadas a um grupo de funcionários ou a uma categoria administrativa;
  • Portarias Especiais: as portarias especiais são direcionadas a algumas situações bem específicas. Elas são datadas com uma determinada validade jurídica.
  • Portarias Internas: geralmente elas são utilizadas internamente em órgão de cunho público, prefeituras, etc.
  • Portarias Externas: as portarias externas, como o próprio nome sugere, são destinadas às pessoas que estão fora dos prédios administrativos. Ela se dirige, portanto, a população, ou a uma classe específica.

Seguir e entender as portarias é fundamental para que o seu negócio atue dentro da legalidade. Isso garante a sua segurança, e também facilita para que você preste um serviço que esteja de acordo com as expectativas de seu cliente.

Proteja-se conhecendo as leis e portarias de seu nicho de atuação

Quando falamos em leis e portarias, muitas pessoas torcem o nariz acreditando se tratar de um assunto chato, enfadonho e pouco importante. Mas a verdade é que ele é essencial!

Muitas empresas perdem verdadeiras fortunas, e podem até chegar ao estado de falência simplesmente por não seguir as leis e portarias de forma adequada.

Isso rende uma série de processos e problemas judiciais que podem levar o seu negócio a um estado financeiro crítico. E é por isso que batemos sempre na tecla de que dominar as leis e conhecer as portarias é fundamental.

As portarias garantem que você emita os documentos e as licenças essenciais para o funcionamento de sua empresa. Isso assegura que você estará atuando dentro da legalidade.

Entenda as portarias como um manual para abrir o seu negócio!

Um jeito de entender melhor a função das portarias, e a importância disso para o funcionamento de sua empresa, é encarar como se fosse um edital.

Quando vai acontecer um grande concurso, prova etc.. é liberado antecipadamente um edital explicando tudo o que as pessoas precisam fazer para conseguir participar.

As portarias também funcionam dessa maneira. Elas explicam para o administrador quais são as normas e regras que regem a sua atuação.

Quais são os documentos essenciais e as autorizações fundamentais para colocar uma empresa em funcionamento.

Conhecer e respeitar as leis é uma prova de cuidado com a sua empresa. É, com certeza, um jeito de garantir que a sua empresa terá uma vida longa e saudável.

Por isso, acompanhe as informações sobre as leis que regem a sua atuação profissional, e acima de tudo conheças as portarias referentes ao seu nicho.