O termo “vídeo institucional” geralmente não chama a atenção de parceiros e clientes em potencial. Isso está mudando à medida que grandes marcas e pequenas mudam sua abordagem e procuram melhores formas de produzir um vídeo institucional animado.

O que é e qual a melhor forma de produzir seu vídeo institucional?

vídeo institucional é a melhor ferramenta para contar a história dos seu negócio e da sua empresa e mostrar os feitos de seu empreendimento. Mas para fazer um vídeo coerente, eficaz e de qualidade deve se atentar a melhor forma de produzir seu vídeo institucional.

Em termos simples, é a produção de um vídeo por uma empresa, corporação ou organização. Os possíveis usos e aplicações são infinitos. Existe diversos potenciais usos e pode ser aplicado em todas as áreas do seu negócio, de vídeos de treinamento a eventos e transmissões ao vivo; os usos são infinitos.

No ambiente atual de comunicação bidirecional entre marcas e consumidores, cada vez mais, as empresas estão tentando encontrar maneiras de criar conteúdo que possa engajar e entreter o público em vez de apenas tentar vender algo ou promover a empresa.

Qual passo a passo para produzir seu vídeo institucional?

  • Escolha um propósito

Nem todos os vídeos corporativos têm o mesmo objetivo. Alguns vídeos são projetados para atrair novos clientes, outros para obter novos funcionários, vender ou promover um produto, outros podem ser mais sobre a conscientização da marca de sua empresa como um todo.

  • Escolha histórias que focam no seu objetivo

Os depoimentos de clientes podem ser uma ótima maneira de mostrar às pessoas seus produtos e atendimento ao cliente, bem como exibir o valor de sua empresa ou produto. Testemunhos de funcionários podem ser uma maneira poderosa de recrutar novos contratados.

As visões gerais do produto podem ajudar os clientes em potencial a aprender mais sobre um produto e tomar decisões de compra mais informadas. Vídeos e explicativos do estilo “Como Fazer” podem mostrar expertise em seu campo e fornecer uma lição valiosa para o consumidor.

  • Tenha um plano

Depois de decidir o objetivo do vídeo, considere quem são as pessoas na empresa que devem inserir o vídeo. Quais recursos externos serão necessários? Qual é o orçamento? Estas são apenas algumas das perguntas iniciais que você precisa fazer.

Ter um plano significa considerar o que precisa ser feito para o vídeo, como ele será feito, quem fará isso e quando será feito. O vídeo é um meio colaborativo e exige uma equipe, encontre as pessoas da sua empresa interessadas nesse tipo de expressão ou contrate profissionais.

  • Invista em qualidade

Se você quiser que os vídeos corporativos tenham impacto, você precisa investir neles, como qualquer outra medida de marketing ou iniciativa da empresa. A melhor maneira de garantir um nível de produção decente é contratar profissionais.

  • Divulgue bem seu vídeo

Agora que você criou seu vídeo e está pronto para compartilhá-lo com o mundo, é necessário executá-lo com eficiência. Muitos cineastas dirão que um filme não é concluído até ser visto por um público. O mesmo acontece com seus vídeos.

Além de sua própria mídia social, tente enviar seus vídeos para publicações, menores do setor que possam precisar de conteúdo em vídeo. Quando você exibe seu vídeo, significa que as pessoas que você não conhece estão aprendendo sobre sua empresa.

Existem diversas formas de medir o desempenho do seu vídeo: através das iterações nas redes sociais, aumento no numero de contatos que lhe procuraram, acessos ao site da empresa, etc.

Se você se interessou na melhor de fazer um vídeo institucional animado para sua empresa e quer conhecer mais dicas relacionadas ao tema, acesse o link.