O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem a função de registrar produtos (por meio do sistema orquestra inmetro) e verificar se suas produções estão obedecendo aos padrões preestabelecidos de metrologia e controle de qualidade. Também é função deste órgão promover modificações nos referidos padrões, quando necessário, visando à segurança do consumidor.

Inmetro aumenta medidas de segurança para berços

Um exemplo disso ocorreu no mês de fevereiro, quando o INMETRO aumentou as regras de segurança para berço infantis ao proibir as grades laterais móveis. A medida se aplica a todos os tipos de berços:

  • Dobráveis (berços que podem ser dobrados ou desmontados, sem uso de ferramentas);
  • Conversíveis (berços que podem ser transformados em mini camas, cercados, cômodas e unidades para troca);
  • Pendulares (berços que permitem movimentação);
  • De balanço;
  • Berços feitos sob medida ou artesanais;
  • E quaisquer modelos com menos de 90cm de comprimento.

As medidas foram tomadas depois que o Inmetro percebeu alguns riscos e recebeu relatos de acidentes envolvendo berços dobráveis. A empresa exige agora que todos os modelos venham com alertas com seus riscos e tragam a especificação das medidas do colchão a ser utilizado, respeitando a margem máxima de 30 milímetros entre as extremidades e o acolchoado de base, ou mesmo se nenhum colchão deve ser adicionado à base acolchoada, no que se refere aos modelos dobráveis.

Fabricantes e importadores têm um prazo máximo de 24 meses, contados desde fevereiro deste ano, para regularizem seus produtos. Os comerciantes, por sua vez, têm esse prazo prolongado para 36 meses para deixarem seus estoques zerados de produtos fabricados sem as novas regras. O Inmetro afirma, no entanto, que não há motivo para alarde, tendo em vista que os produtos que estão sendo comercializados atualmente são seguros, e que as novas medidas a serem adotadas visam apenas a aumentar o rigor.