A “Pérola do Atlântico” está situada a apenas 90km da capital paulista. Não é à toa que Guarujá recebeu este título. A cidade é uma das mais visitadas do litoral paulista, não só pela beleza mais do que reconhecida de suas praias, mas também por conta das relíquias históricas que abriga. Para quem gosta de entrar em contato com o mar, com a natureza em geral e com monumentos históricos, Guarujá é um destino que não pode sair do roteiro. Confira algumas dicas para apreciar a cidade:

Praias

É um tópico óbvio, mas impossível de ser ignorado. Guarujá oferece 27 praias espalhadas por mais de 22km de orla. Há opções para todos os gostos: praias mais calmas para relaxamento e praias mais agitadas para a prática esportiva. Surfistas, amantes da natureza e famílias em geral podem curtir o que há de melhor em cada praia. Muitas pessoas têm, inclusive, adquirido casas nas proximidades das praias mais estruturadas. É o caso do condomínio Acapulco Guarujá, que conta com excelentes instalações e está situado em ótima localização, próximo à praia de Pernambuco.

Acqua Mundo

Para quem deseja um mergulho mais profundo pelo universo marinho, o Acqua Mundo é uma excelente opção. É o maior aquário da América do Sul, possibilitando que os visitantes vejam e adquiram conhecimento sobre diversas espécies, incluindo peixes, tubarões, pinguins, entre outros animais. O local conta, ainda, com um forte programa de educação ambiental. Visitar o Acqua Mundo é garantia de diversão para todas as idades.

Escuna

Além das tradicionais travessias de balsa entre Guarujá e Santos, passeios de barco ou escuna estão disponíveis em várias marinas pela cidade. Um dica é fazer o passeio que segue pelo canal de Bertioga e observar fortes históricos e as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, uma capela datada do século XVI, frequentada pelo Padre José de Anchieta. Um passeio para quem gosta da combinação entre mar e curiosidades históricas.

Guarujá para amantes do mar e de História

Turismo histórico

Por falar em amantes da história, Guarujá também conta com pontos interessantes para fazer uma visita ao passado. É o caso do Pavilhão do carro fúnebre de Santos Dumont, que exibe o veículo que transportou o corpo do pai da aviação pela cidade em 1932, ano de seu falecimento. Outro ponto de interesse para o turismo histórico é o Pavilhão da Maria Fumaça, que exibe relíquias da época do Tramway do Guarujá.

Além destes locais, o município conta com muitos fortes históricos, como a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construída em 1584, por ordem do Rei Filipe I de Portugal e II de Espanha. Além deste, o Forte dos Andradas também é um importante ponto turístico de Guarujá. Ele foi construído em 1942 para compor um sistema de defesa territorial com o Forte de Itaipu, em Praia Grande.