Há tempos deixou de ser novidade que estamos vivendo a era digital. Isso significa que a nossa maneira de obter informações, ler notícias, trocar mensagens, nos divertir e consumir produtos ou serviços é agora altamente influenciada pela internet. O comércio online tem crescido em proporções consideráveis, o que causa impactos na jornada de compra do consumidor. O meio digital pode ter concorrência bastante acirrada, de modo que as marcas disputam esse território com todas as armas das quais dispõem. Uma vantagem desse universo é que ele oferece diferentes ferramentas para impactar o público e obter destaque.

Criação de Sites

O primeiro passo para a realização de um negócio online é investir na criação de sites informativos e responsivos. O site é o principal canal entre as marcas e o público no meio digital. É preciso que as páginas contem a história da empresa e detalhem os produtos e serviços oferecidos, deixando o consumidor com o mínimo possível de dúvidas. Também é preciso que haja um campo para contato, podendo ser um chat online ou um “fale conosco”.

Otimização de Sites

Ter um site é fundamental, mas é preciso que as páginas criadas adquiram visibilidade. Para isso, é importante investir na otimização do site. A otimização é um conjunto de estratégias que melhoram o ranqueamento da página em mecanismos de busca, como compactação de imagens, exploração de palavras-chave relevantes, dentre outras medidas que deixem o site mais leve e fácil de ser encontrado. É preciso que as páginas tenham fácil navegabilidade e acesso rápido, já que o tempo é um aspecto muito levado em consideração por quem procura algo na internet. Outro fator que merece atenção é a adaptação dos sites para mobile, pois a utilização dos dispositivos móveis tem crescido e até mesmo ultrapassado os acessos via desktop.

Blogs

Além dos sites, os blogs corporativos também são ferramentas bastante úteis em marketing digital. Eles permitem produzir conteúdos relacionados à área de atuação da empresa, porém, com maior diversidade de temas, como dicas de uso, tutoriais, curiosidades, notícias e atualizações do meio. Nos blogs, também é possível explorar palavras-chave que melhorem o posicionamento do site, atraindo leads qualificados.

Redes Sociais

É impossível falar em negócios online sem falar em redes sociais. Essas plataformas, inicialmente concebidas como sites de relacionamento, se tornaram excelentes canais de comunicação direta entre as marcas e o público. Cada rede tem suas especificidades, como postagem de vídeos, imagens, textos ou frases mais curtas. O fato é que Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Instagram, entre outros, são muito utilizados pela população em geral. Os posts em redes sociais tendem a ser mais curtos, diretos e informais, geralmente conduzindo os usuários às lojas virtuais ou aos blogs. É preciso estimular o engajamento e a interação, respondendo comentários, criando enquetes, explorando o humor (dependendo do estilo da empresa), dentre outras estratégias.

Integração

Uma característica interessante do meio digital é exatamente a possibilidade de conectar um canal ao outro, de modo a impactar o público de várias maneiras diferentes. Essa conexão é muito benéfica, pois pode estabelecer contato com o consumidor em diferentes momentos, o que causa impactos satisfatórios durante a jornada de compra.