Existem hoje no mercado dezenas de modelos de escadas, fabricados com os mais variados materiais. Pode se encontrar escadas singelas, extensíveis, escadas plataformas, entre outras. Cada uma com suas vantagens e desvantagens.

As escadas já vão muito além de um objeto que auxilia nas tarefas domésticas. Elas são, muitas vezes, a principal ferramenta de trabalho de alguns profissionais.

Escada Singela, Escada Dupla, Escada Plataforma

Cada função exige uma determinada ferramenta e com escadas não poderia ser diferente. Para cada tipo de trabalho, uma escada ideal. Apresentaremos a seguir os modelos mais indicados para cada tarefa a ser executada.

Escada Dupla

Para serviços simples, onde não é necessário atingir grandes alturas, como troca de lâmpadas, pinturas, colocar um quadro novo na sala e afins, é recomendado utilizar uma escada dupla.

A escada dupla possui poucos degraus, podendo ser de metal (aço ou alumínio) ou madeira. É dobrável e deve tem uma corda ou corrente, para segurar as duas partes e impedir que ela se abra. Geralmente a escada tem uma plataforma pequena no último degrau.

Além de serviços domésticos, esse modelo de escada pode ser utilizado em pequenos comércios para te ajudar a alcançar a prateleira mais alta. Para média altura, é possível encontrar esse modelo com dois degraus e uma plataforma.

Pela sua facilidade e praticidade, essa escada é bastante utilizada também por pintores e pedreiros, já que é de fácil manuseio e fácil limpeza.

Escada Banqueta

Uma pequena escada com plataforma, geralmente com dois ou três degraus. É utilizada em lojas e casas para alcançar prateleiras, armários, ajudar na limpeza de janelas e cuidado com plantas.

É uma escada bastante simples, podendo ser fabricada com metal (aço ou alumínio) ou madeira. Também pode ser facilmente encontrada em lojas de materiais de construção e supermercados.

Escada Extensível

Quando o serviço é em um local de altura mais elevada, como telhados, árvores, calhas e serviços profissionais (eletricista ou bombeiro), recomenda-se o uso de uma escada extensível.

Essa modelo possui duas escadas encaixadas, com uma corda entre elas e puxando essa corda, a escada aumenta seu alcance, quase o dobrando. Possui uma catraca que trava na altura desejada.

Podem ser de madeira, metal ou fibra de vidro e para serviços elétricos jamais deve se utilizar a escada de metal, visto que o material é condutor. Usa-se sempre de madeira ou fibra de vidro, que são isolantes.

Escada Dupla Extensível

Muito interessante essa escada mistura os dois modelos anteriores. Ela pode ser dobrada e assim se transformar em uma escada dupla, útil para serviços onde não há uma parede para apoiar a escada.

Uma de suas partes pode ser erguida e com ajuda de ganchos no degrau mais baixo, ser encaixada nos degraus de sua outra metade e assim virar uma escada extensível. Útil para alcance em locais mais altos.

Escada Plataforma

A escada possui uma plataforma na parte mais alta, depois do último degrau, onde o usuário pode se movimentar com um grau de liberdade e segurança maiores do que nos outros modelos.

Seus degraus são largos e feitos com uma textura antiderrapantes, possui uma grade protetora ao redor de toda sua extensão para evitar quedas. É fabricada em alumínio e possui uma pintura protetora que permite seu uso em locais internos e externos.

Possui duas rodas para locomoção, podendo ser encomendada com mais duas. Essas rodas possuem travas para que não se movam durante o uso. Para levá-la de um local para o outro, basta erguer e empurrar como um carrinho de mão.

O modelo escada plataforma é o mais seguro de todos (exceto para serviços elétricos), pois garante não apenas a segurança do seu usuário, mas também das pessoas que passam ao redor e abaixo dela.

A escada plataforma é muito versátil, podendo ser utilizada em comércios com grandes estoques, almoxarifados, supermercados e indústrias de vários segmentos.

Segurança Sempre

Mesmo utilizando a escada certa para aquele serviço, é necessário seguir algumas medidas de segurança para que não haja acidentes com o usuário ou pessoas próximas a ele.

As escadas duplas devem sempre ter uma corda ou corrente prendendo os dois lados, como já foi dito. É preciso garantir que a escada extensível esteja travada na altura desejada.

Escadas que necessitam de apoio devem estar a uma distância adequada da parede para evitar quedas de costas ou para frente. É importante sempre chegar se as sapatas ainda estão antiderrapantes.

As escadas plataformas são seguras, mas precisam estar em superfícies planas e lisas. Antes de o usuário subir na escada plataforma, é preciso garantir que as travas estão segurando as rodas para que ela não se mova.