As empresas dependem umas das outras, e é natural que seja assim quando diferentes setores da economia estão integrados entre si. É esse o cenário que torna o comércio B2B (business to business) tão relevante e importante hoje em dia. Há empresas comprando produtos de outras empresas, e também nesse tipo de comércio, há uma jornada de compra e uma concorrência a ser analisada. Nesse contexto, o e-Procurement se faz necessário.

Entenda a importância do e-Procurement

O que é e-Procurement?

E-Procurement é a abreviação de electronic procurement, algo que poderia ser traduzido como “compra eletrônica”. Trata-se de um serviço moderno que auxilia as empresas a adquirirem produtos ou serviços pela internet, especialmente intermediando as negociações em B2B.

Como funciona?

O e-procurement consiste num sistema informatizado por meio do qual as empresas (usuários registrados) podem encontrar compradores ou fornecedores de produtos e serviços específicos, especialmente difíceis de serem encontrados.

Os softwares de e-procurement oferecem meios eletrônicos para gerenciar cada etapa do processo: requisição, cotação, catálogo, leilões, solicitação de mercadoria/serviço, gestão de contratos, administração de estoques, pagamentos e pós-venda. O e-procurement geralmente possui bases de dados integradas a demais departamentos, tornando mais ágil a gestão de cada etapa.

O e-procurement funciona, em geral, como uma ferramenta para as áreas de compras das empresas. Por meio de lances com base no volume em negociação, cria-se uma concorrência que beneficia principalmente a empresa que deseja comprar o produto/serviço.

Vantagens

Automatizando boa parte do processo com tecnologias eficazes, são várias as vantagens do e-procurement para as organizações. Confira:

Concorrência saudável

Com a presença de vários fornecedores diferentes para um mesmo produto ou serviço, as empresas compradoras têm a possibilidade de avaliá-los em diferentes aspectos, como preço, qualidade, variedade, prazo de pagamento, prazo de entrega, entre outros. Dessa forma, a empresa compradora tem informações valiosas para tomar decisões mais fundamentadas e assertivas, sem ficar refém de um fornecedor único.

Menos custos

Essa avaliação mais criteriosa permite que as empresas selecionem seus fornecedores, levando também em consideração aspectos financeiros. Isso torna as decisões de compra mais rápidas e automatizadas, reduzindo os custos envolvidos.

Economia de tempo

Com a automatização do processo, não há a necessidade de fazer avaliações “manuais”, de modo que, em poucos cliques, os compradores obtém dados relevantes sobre os fornecedores e sobre quais são as melhores opções para a necessidade identificada. Isso torna o processo mais seguro e também mais fluído, evitando que áreas mais “vitais” para a empresa sejam comprometidas.

Dessa forma, o e-procurement torna-se um elemento essencial na descoberta de fornecedores de qualidade para determinados produtos ou serviços e para ajudar no gerenciamento de relacionamentos com esses fornecedores.