O processo de mudança residencial, seja de casa ou de apartamento, pode muitas vezes ser uma situação complicada, mas não é por isso que precisa ser motivo de dor de cabeça. É possível realizar uma mudança sem perder ou quebrar suas coisas.

Apesar de ser algo um pouco cansativo, a mudança é um momento bastante importante para que você identifique com mais clareza o que deve ou não seguir na sua vida, ou seja, ou que pode ou não ser descartado.

Dessa forma, além de ser uma troca de um local físico, uma mudança residencial pode ser um excelente momento para que você também realize mudanças internas e desapegos, além de ser ideal para realizar doações e reciclagens.

home, people, repair and real estate concept - happy couple holding cardboard boxes and moving to new place over interior doodles background

home, people, repair and real estate concept – happy couple holding cardboard boxes and moving to new place over interior doodles background

Como realizar um planejamento de mudança sem perder ou quebrar suas coisas

O planejamento de uma mudança residencial é algo sempre importante, pois não é um processo muito simples e rápido. Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para tornar toda essa etapa da sua vida mais tranquila e bem menos desgastante possível, além de ser com o máximo de limpeza e organização. Confira!

  • O momento de uma mudança residencial é um momento de descartar objetos, ou seja, aqueles materiais, roupas e tudo aquilo que já não lhe serve mais.

Por isso, sempre analise os objetos, se eles são úteis, pois isso pode lhe ajudar a identificar a necessidade do item em questão.

  • Quando for mudar procure sempre juntar caixas de papelão possível, dos mais diversos tamanhos e que estejam em um bom estado para que elas não desmontem. Uma dica é você buscar caixas de papelão em supermercados e lojas de eletrodomésticos.
  • Além de juntar caixas de papelão, procure ainda separar alguns jornais para que você possa embaçar aqueles objetos que são mais frágeis. Os jornais normalmente são essenciais para que nada seja quebrado no momento de encaixotar tudo.
  • Uma excelente dica é realizar listas, pois elas ajudam muito no momento de organizar o ambiente da sua nova residência, onde cada uma delas será levada para o local correto quando chegar na nova casa.
  • Para que os seus objetos não sejam quebrados, procure escrever “frágeis” nas caixas com os itens mais delicados, pois assim todos irão tomar cuidado e os itens mais delicados irão correr menos riscos de serem quebrados durante o trajeto.
  • Sempre identifique as caixas, ou seja, use uma fita crepe e adesivos específicos para as embalagens para poder descrever o que contém em cada uma das caixas. Assim, o momento de identificar as peças será bem mais fácil.
  • Uma dica bastante essencial é começar a empacotar os objetos que são menos usados, pois assim você não corre o risco de abrir uma caixa para pegar uma escova de cabelo ou de dentes, por exemplo.

Como organizar a sua mudança sem perder ou quebrar suas coisas

Após o planejamento da sua mudança residencial chegou o momento de você organizar todos os objetos, e algumas dicas são:

  • Procure embalar sempre primeiro o que você não usa no dia a dia e deixe sempre por último os objetos mais usados no dia a dia.
  • Sempre separe os tamanhos das caixas, usando as pequenas para os itens pequenos de cada cômodo, principalmente os de decoração. Use as caixas médias para os objetos que são maiores, como utensílios de cozinha.
  • Depois de encaixotar procure ainda reforçar a parte de baixo das caixas de papelão com uma fita adesiva, especialmente aquelas caixas mais pesadas.
  • Outra dica é embalar os objetos delicados com roupas de cama, usando cobertores e edredons, os quais irão manter os objetos mais seguros.
  • Sempre evite de utilizar sacos plásticos, pois eles são bem menos resistentes e, por isso, eles são mais usados para embalar coisas pequenas e que não sejam frágeis.dicas-mudar-de-casa

Portanto, seguindo todas essas dicas para a sua mudança residencial, é possível que todo o processo de mudança não lhe dê dor de cabeça e ainda se torne bem menos cansativa se cada uma das etapas for planejada com cuidado e atenção.

Você gostou de saber se é possível fazer mudança sem perder ou quebrar coisas? Então continue nos acompanhando e saiba no próximo artigo tudo sobre: Mudando de casa: o que devo ou não levar. Se você deseja saber mais informações, acesse o site a seguir: http://www.granatemudancas.com.br/mudancas-residenciais.