São raras as empresas que ainda não possuem uma página na internet para divulgar seus negócios e efetuar vendas. A presença no meio digital é uma ferramenta eficaz, já que é um setor em crescimento contínuo, conquistando cada vez mais consumidores.

Nesse âmbito, é preciso ressaltar que a utilização de internet em mobile, isto é, em tablets e smartphones, tem ultrapassado os acessos via desktop. Essa informação é relevante, pois a tecnologia está permitindo que as pessoas acessem a web a qualquer hora e lugar. As marcas precisam acompanhar essas mudanças e devem se certificar de que seus sites são bem adaptáveis às plataformas móveis. Veja algumas dicas a seguir para o desenvolvimento de sites em mobile:

Visibilidade

A primeira característica notável do mobile em relação ao desktop é seu tamanho reduzido. Entretanto, não se pode simplesmente diminuir o tamanho do site original até que caiba no mobile, pois isso pode prejudicar a visualização dos textos e imagens.

Dicas para desenvolvimento de sites para mobile

Além de manter o conteúdo legível, também devemos lembrar que as pessoas irão interagir com o conteúdo tocando nas telas com os dedos, por isso, os botões e links devem ter tamanho suficiente para funcionar bem no touch screen.

Velocidade

Pesquisas indicam que a velocidade de carregamento das páginas na web é fator muito importante para que o usuário decida se vai permanecer naquele site ou partir para outro (o que pode incluir a concorrência).

Assim, o conteúdo deve ser leve, pois a conexão à internet no Brasil não é das mais velozes. Boa parte dos acessos aqui ocorrem em conexões 2G ou 3G, pois nem todos têm acesso a redes Wi-Fi.

Adaptação para diferentes dispositivos

O mercado atualmente dispõe de diferentes marcas e sistemas para dispositivos móveis. É preciso realizar pesquisas e testes para estabelecer os melhores meios de adaptar o site para cada um deles. Não se pode pensar em realizar essa adaptação para mobile de apenas um tipo, já que o público se utiliza de vários modelos.

Evite usar conteúdos flash, pois não abrem em muitos dispositivos e adapte sua página para as orientações horizontal e vertical.

Informação de fácil acesso

Quem acessa a internet via telefonia móvel está geralmente em busca de algo específico e, dependendo de onde esteja, precisa encontrar essa informação com facilidade e rapidez. Assim, a objetividade é a palavra-chave dos sites em mobile. Evite menus muito extensos, repletos de subcategorias. Pense em caminhos mais curtos, de modo que o usuário esteja a poucos cliques de encontrar o que deseja.

Transparência

Coloque alguns botões em evidência, como home, login e compras, que são campos de maior interesse. Foque também nos lugares relacionados à conversão, como informações e fotos de produtos e dados para contato. Mantenha a consistência da experiência aos usuários, garantindo que as informações disponibilizadas via mobile são as mesmas acessíveis em desktop.