Guarujá é um dos principais destinos de turismo em São Paulo e no Brasil. A “pérola do atlântico”, como é conhecida, está localizada a apenas 95km da capital paulista e tende a ficar bastante lotada nos fins de semana, sobretudo no verão. O acesso se dá facilmente por meio do sistema Anchieta-Imigrantes e da rodovia Cônego Domênico Rangoni. A cidade é considerada uma estância balneária e, portanto, apresenta diversas opções de lazer e turismo, como você pode ver na lista a seguir:

Praias

Obviamente, as principais atrações turísticas da cidade são as praias, que totalizam 27 opções, distribuídas por 22,3km de extensão. As mais visitadas costumam ser: Pitangueiras, Pernambuco, Astúrias e Enseada, por ficarem mais próximas do centro. São caracterizadas pela areia clara, mas são muito diferentes entre si quando o assunto é água: há algumas bem calmas, que atraem famílias, e outras mais agitadas, cujas ondas propiciam a prática do surfe e outros esportes. Nas praias mais isoladas, é possível fazer trilhas e entrar em contato mais íntimo com a natureza.

Dicas de viagem: O que fazer em Guarujá?

Hospedagem

Há um leque extenso de hotéis e pousadas com piscinas e diversas opções de lazer na cidade. Os preços são bastante variados. Costumam ser próximos dos pontos turísticos, especialmente os mais luxuosos, que ficam nas orlas das praias. Destaque para o condomínio Acapulco Guarujá.

Comércio

Como é característico da maioria das cidades litorâneas brasileiras, há, em Guarujá, diversas opções de feirinhas de artesanato. Elas podem ser encontradas nas orlas das praias, especialmente na Enseada, nas Astúrias e nas Pitangueiras. Outras opções para quem quer fazer compras na cidade são os shoppings La Plage e Jequiti.

Aquário

Localizado na Praia da Enseada, o Aquário Guarujá – Acqua Mundo possui mais de 1,4 milhão de litros de água, contabilizando cerca de 180 espécies de animais, incluindo peixes, arraias, pinguins, corais, jacarés e cobras. É possível identificar réplicas de diferentes habitats, como manguezais, praias e o pantanal. Para os mais corajosos, há a possibilidade de tocar nas arraias e mergulhar com tubarões. O Acqua Mundo ainda oferece atividades educacionais, com oficinas temáticas e palestras.

História

A cidade é também repleta de fortes e fortalezas que fazem parte da história do Brasil. É possível visitar o Forte São Luiz, a Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande, a Fortaleza do Itapema e o Forte dos Andradas. Também são importantes pontos históricos a Ermida do Guaibê (ruínas de uma capela do século XVI) e a Armação das Baleias (local onde era extraído o óleo de baleias utilizado na iluminação pública nos séculos XVIII e XIX).

Mirantes

Para quem gosta de relaxar, meditar e apreciar as fantásticas paisagens das praias, a cidade é repleta de mirantes: Mirante do Gávea, Mirante do Morro do Maluf (da Campina), Mirante do Sorocotuba, Mirante do Costão das Tartarugas, Mirante das Galhetas e Mirante da Caixa D’Água. Em alguns desses mirantes, há bares e restaurantes nos arredores. É possível também praticar esportes como pesca, escalada e voo livre.