A iluminação com lustres é uma excelente adição a qualquer cômodo. Não só fornecem luz excelente do melhor lugar possível, mas como um elemento de design, eles podem roubar o show ou simplesmente adicionar outra camada a um espaço maravilhosamente desenhado. Um lustre de cristal grande numa sala, por exemplo, confere muito mais elegância e poder ao ambiente.

Ainda assim, tão grandes como os lustres são, eles podem apresentar alguns desafios.

Saber qual o tamanho é melhor e quão alto pendurá-los são apenas duas das considerações essenciais.

Dicas de iluminação com o uso de lustres_00002

Confira algumas dicas de iluminação com o uso de lustres

– Certifique-se de seu lustre é o tamanho certo. Uma boa regra é aumentar as dimensões da sala em pés e depois converter o resultado em metros.

  • O resultado final deve ser igual ao diâmetro da fixação.

– Mantenha lustres a pelo menos 3,5 m de qualquer parede ou qualquer grande peça de móveis, como um armário alto ou aparador. Isso nem sempre é possível em pequenos espaços, mas é uma boa regra a ter em mente.

– Não se limite a apenas um lustre, especialmente em uma sala grande. Considere dois acessórios ligeiramente menores ou três ou mais peças menores em uma série.

– Considere a quantidade de luz lançada pelo dispositivo elétrico e se é o tipo certo de luz para o espaço.

  • As luminárias em cozinhas e áreas de alto tráfego devem fornecer luz consistente e brilhante. A iluminação em áreas de estar e quartos deve ser suficientemente brilhante para a iluminação diária, mas também suave e reconfortante.

– Não tenha medo de experimentar com estilos.

  • Às vezes, um lustre moderno pode parecer ótimo em uma sala cheia de antiguidades, e uma peça vintage pode parecer fantástica em uma sala contemporânea.

– Não coloque um lustre em uma caixa elétrica de teto padrão.

  • As caixas padrão não são fortes o suficiente para equipamentos pesados. Use uma caixa específica para carga maior do que o peso da fixação. Instale a caixa entre as juntas do teto com uma cinta ajustável resistente ou bloqueio de madeira sólida, ou prenda a caixa diretamente no lado ou no fundo de uma viga.

– Use um interruptor dimmer para s lustre, se o quarto for certo para ele.

  • Os dimmers são fantásticos para criar um ambiente e oferecer uma luz mais lisonjeira. As lâmpadas incandescentes padrão funcionam com os reguladores padrão.
  • As lâmpadas LED podem ser usadas com dimmers padrão, mas todos os LEDs funcionam melhor se usados com um dimmer LED.

Lustres para sala de jantar

– Meça um lustre para a sala de jantar tanto para a mesa de jantar quanto para o ambiente todo. O diâmetro de uma instalação de sala de jantar deve ser cerca de metade a dois terços da largura da mesa, ou cerca de meio metro menor do que a largura da mesa no seu ponto mais largo.

  • Se o lustre parece muito grande, pendurá-lo um pouco mais perto do teto para que não seja muito intimidador.
  • Centralize o lustre sobre a mesa de jantar, em vez de no quarto (na maioria dos casos).
  • Pendure o lustre da sala de jantar na altura certa para a mesa. Também certifique-se de que o acessório se mistura bem na sala, é adequado para a altura do teto e ilumina adequadamente a mesa.

– Não pendurelustres muito ornamentados perto da mesa.

  • Uma vez que os acessórios de aparência pesada ocupam muito espaço visual, é bom quebrar as regras e pendurá-los algumas polegadas mais altas do que a altura padrão.

Dicas de iluminação com o uso de lustres_00001

Lustres para banheiros

– Não coloque um lustre a menos de 2,5 m. acima da borda superior de uma banheira ou dentro de 3 metros da borda da banheira ou da base do chuveiro.

  • Esta é uma regra de código padrão que é importante para a segurança.

– Selecione um lustre que está classificado para locais úmidos ou molhados.

  • Isso é necessário para todas as luminárias diretamente acima das áreas de banheira ou chuveiro, mas é uma boa ideia para um lustre em qualquer lugar da sala.

Não use um lustre conectado à tomada. Estes são proibidos por código para toda a iluminação nos banheiros.