Casamentos são cerimônias muito aguardadas, pois celebram histórias de amor, assumindo um compromisso de lealdade perante os amigos e a família. Muita gente sonha com esse dia por anos e, quando a data chega, tudo tem que estar perfeito. Para que o sonho se torne realidade, o ambiente deve estar impecável. Por isso, confira algumas dicas de decoração para festas e cerimônias:

Arquitetura

O estilo arquitetônico do local quase sempre reflete o estilo de cerimônia e o perfil do casal. Alguns ambientes tendem a ser mais rebuscados e sofisticados, com grandes portas e janelas. Tapetes, cortinas e arranjos grandiosos compõem a decoração interna, enquanto jardins externos completam o cenário. Por outro lado, há casais que preferem locais mais práticos e modernos, o que não significa que não sejam sofisticados. Há, inclusive, a possibilidade de realizar a cerimônia e a festa no mesmo local.

Infraestrutura

De nada adianta que o ambiente seja bonito e elegante se ele não for cômodo e funcional. É essencial que haja assentos confortáveis, mesas para todos, banheiros limpos, estacionamentos amplos, ar condicionado, dentre outros elementos que garantam o conforto dos convidados.

Iluminação

Para evidenciar a decoração e para deixar o ambiente mais aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado, um bom plano de iluminação é fundamental. Casamentos pedem ousadia, por isso, grandiosos lustres de cristal centrais são uma ótima opção de iluminação principal, podendo ser complementados com luminárias pendentes nos arredores.

Dicas de decoração para casamentos

Tendências contemporâneas são a utilização de fairylights e cortinas de luzes, que ajudam a criar um ambiente romântico e intimista. Evite cabos de extensão espalhados pelo chão – eles quebram a harmonia visual. Lembre-se de que em casamentos o que não falta são fotografias e filmagens, de modo que a luz deve ser perfeita para os registros de momentos tão felizes.

Tema

Para orientar a decoração e a iluminação do local, é preciso haver um tema que mantenha a unidade dos elementos do ambiente. Um tema que está em alta é o estilo rústico, com álbuns de família e arranjos de flores mais simples. Temáticas minimalistas exploram mais a cor do que os elementos em si, e utilizam mais velas do que flores como ornamentos. O greenery, isto é, um estilo parecido com o rústico, mas mais focado na natureza, também é uma das principais tendências, explorando folhagens, grandes arranjos e flores brancas por basicamente toda a decoração.

Arranjos de Flores

Outro item que não pode faltar nas mesas são os arranjos de flores. O tema orientará qual o melhor estilo, tamanho e espécies a serem utilizadas, mas, em geral, as flores da estação em que a cerimônia for realizada tendem a ser mais baratas. Tulipas são encontradas de maio a outubro, enquanto que as gérberas são abundantes por todo o ano. Antúrios, alpíneas e biquinhos são espécies tropicais de maior resistência. Estilos mais rústicos pedem espécies de flores do campo, como crisântemos e margaridas.