Muitas pessoas gostam de ter em casa estruturas em madeira. Há muitas opções de aplicação, como nos pisos, painéis, pergolados, brises, móveis em geral e o sofisticado deck de madeira. Os tons neutros e o aspecto rústico do material deixam os ambientes mais aconchegantes e elegantes. É preciso ressaltar, no entanto, que a madeira, por se tratar de um elemento natural, requer alguns cuidados especiais para prolongar a longevidade das estruturas.

Limpeza

Os pisos e decks, por exemplo, precisam ser varridos, preferencialmente com vassouras de cerdas macias, que não risquem as tábuas. As estruturas em madeira podem ser limpas com água e sabão neutro, essa combinação já é suficiente. Lembre-se de secar as peças, pois a umidade pode ser prejudicial ao material.

Verniz

Algumas peças podem exigir lixamento e envernizamento de tempos em tempos, especialmente pisos e móveis. Há diversos tipos de verniz, e é preciso identificar qual é o mais adequado para o tipo de madeira do móvel. Dependendo da umidade da região onde você mora, o produto pode nem mesmo ser recomendado.

A aplicação do verniz é simples. Se você acabou de lixar a peça, remova o pó residual com um pano úmido. Ao passar o produto, utilize também pinceis de cerdas macias. Dependendo da estrutura, devem ser aplicadas três ou quatro demãos, geralmente em intervalos de oito horas. Com o passar do tempo, o verniz pode ser reaplicado, mas tome cuidado para não exagerar, pois o uso excessivo do produto pode alterar a coloração natural da madeira.

Pesos

Alguns cuidados especiais devem ser tomados quanto aos pesos aplicados sobre os móveis em madeira. Para itens mais pesados, por exemplo, devem ser utilizadas prateleiras mais baixas, para que a sua sustentação não seja comprometida. A dica é sempre distribuir os pesos de forma homogênea sobre a superfície dos móveis, de modo que uma área não fique sobrecarregada, o que pode causar envergamento. Ao invés de fazer uma grande pilha de itens, faça várias pilhas menores, por exemplo. Algumas estruturas em aço podem ajudar na sustentação dos móveis em madeira.

Cuidado

Na hora de manusear os móveis, seja cauteloso. Evite arrastar grandes pesos sobre os pisos em madeira. Procure colocar proteções nos pés das mesas e cadeiras para que eles não risquem o assoalho. Outra dica importante é não empregar muita força para abrir ou fechar portas de armários, já que as dobradiças, embora eficientes no amortecimento de impacto, podem se quebrar. Também não se deve forçar objetos que não cabem dentro de determinados móveis, como roupas e cobertores, por exemplo, pois essa pressão sobre as portas do móvel pode danificá-lo.

Dicas de conservação de madeira em casa

Sol e Calor

Tome cuidados de conservação para as estruturas externas em madeira, já que estão mais expostas ao sol e às chuvas. Quando não tratada devidamente, a madeira exposta à luz sol pode escurecer. Além disso, o calor em excesso pode fazer com que a madeira perca sua umidade natural, de modo que as peças se dilatem e comecem a entortar. Em ambientes internos, mantenha os móveis a uma certa distância de fornos e churrasqueiras, por exemplo. Outra dica importante é usar proteções embaixo de panelas com conteúdo quente antes de colocá-las sobre mesas e balcões.

Umidade

A umidade deve ser evitada, pois também pode ter efeito bastante desagradável sobre pisos e outras estruturas em madeira. O material tende a inchar ao absorver a umidade, o que favorece o esfacelamento e o surgimento de mofo. Procure deixar os móveis a cerca de 3 centímetros de distância das paredes para evitar o contato direto com a umidade.