Válvulas são objetos extremamente importantes em qualquer indústria ou residência. Podem ser definidas como dispositivos que têm o objetivo de regular o fluxo de líquidos ou gases, abrindo e fechando, permitindo e barrando sua passagem. Há inúmeros tipos de válvulas industriais aplicadas em tubulações, caldeiras e outros equipamentos. Algumas delas possuem outras funções, como regulação de pressão, temperatura e mudança de fluxo. Confira, a seguir, as características de alguns dos tipos de válvula:

Válvula Borboleta

Pode ser aplicada em diferentes contextos, seja para controlar, seja para interromper o fluxo dos fluidos, geralmente em baixa pressão. São tipos mais baratos e costumam ser bastante úteis em utensílios de combate a incêndios, já que seu dispositivo de desligamento é eficiente e rápido.

Conheça os principais tipos de válvula industrial

Válvula Esfera

É um tipo rotativo de válvula, amplamente utilizado em meio industrial. Sua função principal é o controle de fluxo de fluidos. Os principais setores em que esse tipo de válvula é utilizado são: sistemas de abastecimento de água, fábricas de processamento de alimentos, indústria farmacêutica e indústria química. Seu funcionamento é semelhante ao da válvula borboleta.

Válvula de Bloqueio

Trata-se de um tipo de válvula específico para obstrução e escoamento de diversos tipos de fluidos, como gases, vapores, óleos e líquidos em geral nas tubulações. Existem vários modelos de válvula de bloqueio, como válvulas de retenção, válvulas de duas vias e válvulas de proteção de ruptura.

Válvula de Gaveta

Esse tipo pode ser utilizado tanto em instalações industriais quanto residenciais, principalmente em engenharia sanitária e canalização de esgoto. Com bom desempenho sob pressão, a válvula de gaveta pode ser produzida em diferentes tipos de material, como aço inox, ferro fundido e bronze. Seu manuseio, no entanto, é mais lento.

Válvula Globo

É indicada para controle de fluxo de gases e líquidos mais viscosos, como óleos. Possui formato de esfera com um defletor e hastes deslizantes nos modelos automáticos. É bastante usada em gasodutos.

Válvula Pistão

O objetivo da válvula pistão é evitar alagamentos. Esse tipo de válvula não deixa que um fluido que já passou pela tubulação retorne ao ponto de origem, o que afetaria a bomba. Trata-se, portanto, de uma válvula de retenção de contrafluxo.

Válvula Agulha

Utilizada quando se precisa de um preciso controle de fluxo de alta pressão. São projetadas com agulhas de metal, cujo sistema de vedação se dá por meio de uma haste e um volante. Em sua cunha de fechamento, não há discos, mas sim uma agulha ou plug de comprimento maior do que o próprio diâmetro. É muito utilizada na indústria petrolífera, dentre outros segmentos. Ela pode controlar o fluxo de água, óleos e vapores.