São muitas as utilidades do aço em nosso cotidiano, como em produtos domésticos (panelas, tesouras, latas), equipamentos agrícolas e na construção civil. Esse material é muito empregado na indústria, de maneira geral, especialmente na forma de chapas e tubos de aço. No setor energético, o aço é bastante empregado nas hidrelétricas e termelétricas, compondo tubulações para conduzir a energia. Existem diversos tipos de tubo, cada um com suas especificidades. Conheça as categorias a seguir:

Tubos Quadrados

Também conhecidos como metalon, os tubos quadrados podem ser aplicados em diversos setores industriais, como na indústria de fundações, indústria de máquinas em geral e outras aplicações que exigem uma maior resistência mecânica. Os tubos quadrados se adaptam bem a estes usos porque possuem alta concentração de carbono em sua composição. Podem apresentar cor preta ou serem galvanizados, sendo costurados ou não.

Tubos Retangulares

São muito utilizados na produção de máquinas e equipamentos de alta resistência e durabilidade. Sua forma geométrica possibilita seu uso em mezaninos, fundações e suportes para pisos metálicos. São úteis em diversos fins de engenharia, construção civil e arquitetura de obras de maior porte. Na montagem de estruturas metálicas, servem principalmente como vigas e colunas de sustentação.

Tubos Industriais Redondos

Possuem costura longitudinal e são soldados com resistência elétrica. Fabricados com aço carbono, são muito utilizados em estruturas para construção civil e arquitetura. Algumas de suas aplicações são: brinquedos de playgrounds, corrimões, equipamentos para academias, equipamentos médicos, entre outros.

Conheça os diferentes tipos de tubos de aço

Tubos Redondos de Condução

Podem ser produzidos com ou sem solda longitudinal, com aparência preta ou galvanizada. São mais maleáveis e flexíveis para que possam fazer curvas, dependendo da estrutura em que forem aplicados. Podem possuir diferentes espessuras e diâmetros. São utilizados para diferentes finalidades, como usinagem, onde transportam água, vapor, gases, óleos, enfim, fluidos em geral. Também podem ser usados em casas, prédios e edificações comerciais para transporte de ar condicionado, água e para compor redes de incêndio.

Quais são as vantagens dos tubos galvanizados?

O processo de galvanização consiste na aplicação de uma camada de revestimento de zinco (também podem ser usados o cromo ou o estanho) sobre o aço ou ferro. Essa camada evita que o metal fique exposto ao ar úmido e, consequentemente, retarda seu processo corrosivo.

Esse processo é muito vantajoso, especialmente no uso de tubos de aço na indústria, já que estão constantemente expostos à água, ao vapor e a fluidos em geral.