Quando o assunto é decorar uma casa, a iluminação do ambiente deve ser muito bem pensada para que o local não fique escuro ou muito sem graça, por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de lustres e suas aplicações ideais.

O lustre pode oferecer ao ambiente elegância, modernidade, despojamento e outras características, dependendo da decoração do local e da personalidade de seu dono.

Conheça os diferentes tipos de lustres

Sendo assim, eles podem ser grandes protagonistas na harmonização do ambiente interno de uma casa, atuando como itens chamativos ou apenas objetos de decoração mais minimalistas.

Cada ambiente merece um lustre diferente

Em uma residência, cada cômodo oferece aos moradores uma sensação diferente, desta forma, a iluminação deve ser harmonizada com o ambiente para que o resultado seja satisfatório.

Na sala, por exemplo, a iluminação deve dar destaque para os detalhes da decoração, pedindo um lustre de cristal grande. Já no quarto, as peças devem ser suaves e que possibilitem uma iluminação total do ambiente.

Sendo assim, foram selecionados e listados abaixo alguns modelos deferentes que se adequam melhor para cada tipo de decoração ambiente.

Diferentes tipos de lustres

Lustre esférico

Os lustres esféricos são excelentes para ambientes com pé-direito duplo, pois realçam a composição do local.

É comum que o pé-direito alto deixe um vazio muito aparente entre o piso e o teto do cômodo, por isso, o lustre esférico é recomendado para este tipo de decoração porque preencherá todo o espaço vazio.

Neste caso, é recomendável que eles sejam colocados até 3,5 metros do chão para dar uma aparência mais monumental ao ambiente.

Lustre clássico

O lustre clássico sempre se torna o centro das atenções na decoração do ambiente, por isso, deve ser colocado em locais onde a ornamentação é mais básica.

Eles são confeccionados em forma de candelabros com muitas ramificações e lâmpadas em cada parte da sua composição, sendo mais recomendados para salas de jantar por oferecerem uma iluminação abrangente.

Lustres pendentes

Os lustres deste modelo são mais contemporâneos, geralmente usados em ambientes com decoração moderna ou minimalista, com a função de destacar alguns pontos específicos do local.

Eles são ótimas opções para se colocar acima de mesas de jantar, criados mudos, mesinhas de centro ou nos cantos das paredes.

Lustre Plafon

O lustre Plafon é muito utilizado para produzir efeitos de luz indiretos ou diretos, ocupando sempre o centro dos ambientes e sendo instalados mais próximos ao teto.

Para a iluminação indireta de um local, o Plafon pode ser confeccionado em vidro, pois assim irradiará a luz para o teto e este a refletirá no ambiente.

Este modelo de iluminação é mais indicado para quartos e salas, pois produz menos sombras e se torna mais agradável aos olhos.

No caso de iluminações mais diretas, não há a presença do vidro que impede a luz de alcançar o ambiente, por isso, este modelo deve ser mais utilizado em salas de jantar, por oferecer uma iluminação mais abrangente.

Lustres ramificados

Este modelo de lustre é ideal para lugares mais amplos, como salas e quartos, por não pesar no visual do ambiente e trabalhar com a proporção do local.

Lustres aranhas

Os lustres aranhas, ou luminárias aranhas, são muito versáteis e excelentes para ambientes menores e mal iluminados por terem um alcance de 1,5 metros de raio.

Sendo assim, este modelo proporciona ao ambiente menor e com pouca passagem de luz uma iluminação mais abrangente, não produzindo tantas sombras e deixando o local bem iluminado.

Lustres com filamentos de carbono

Este modelo permite que os fios da iluminação fiquem aparentes, transformando o ambiente em um local mais jovial e moderno.

Os lustres com filamentos de carbono são muito indicados para apartamentos em estilo loft, salões de beleza e escritórios mais despojados, como os de publicidade, por exemplo.

Conclusão

A iluminação do ambiente faz toda a diferença na percepção de sua decoração, podendo tornar o local mais clássico, moderno, despojado, elegante e outros apenas com a escolha certa do lustre.

Sendo assim, os diferentes tipos de lustres que foram expostos no texto servem como base para aqueles que querem compor um ambiente desde a decoração mais clássica até a mais moderna.