Se você trabalha na indústria, construção civil ou até mesmo com decoração é interessante que saiba verificar a qualidade das chapas perfuradas que usa nos seus serviços.

Afinal, trata-se de um ótimo material, mas quando com características inferiores pode trazer muitos prejuízos para você, independente do fim ao qual destina o uso placas.

Acompanhe este artigo e fique por dentro das principais características das chapas perfuradas.orig_14030173419033

Como saber se uma chapa perfurada é de qualidade?

Para saber se a chapa perfurada que você está interessado em adquirir é de qualidade é necessário que você observe se ela apresenta algumas características.

Vale a pena lembrar que chapas desse tipo podem ser usadas de maneiras diversas, graças aos diferentes tipos de acabamento que elas podem apresentar.

Mesmo assim para verificar se uma chapa perfurada possui qualidade basta observar os requisitos a seguir, que por sua vez são comuns a qualquer chapa deste tipo:

  • Resistência à corrosão;
  • Resistência à abrasão;
  • Resistência ao calor;
  • Apresentar as especificações corretas, sendo que este fator é extremamente importante para que uma chapa deste tipo seja de qualidade para o seu projeto.

Todas essas características são essenciais para que se obtenham as tolerâncias mínimas exigíveis para o uso da chapa perfurada.

Material das chapas perfuradas

Vale a pena ressaltar que as chapas perfuradas apresentam estas características graças aso materiais de alta qualidade usados para que sejam confeccionadas.

Dentre as matérias-primas mais usadas na produção destas chapas se destacam as seguintes:

  • Galvanizados;
  • Aço;
  • Alumínio;
  • Aço inoxidável;
  • Latão;
  • Aço carbono, entre outros.

Lembrando que estes materiais podem ser trabalhados nos mais diversos acabamentos também, o que garante um serviço ainda mais personalizado para você. Veja quais:

  • Lixamento;
  • Dobra;
  • Calandra;
  • Pintura e galvanização a fogo;
  • Eletrolítica;
  • Corte, entre outros.

Tipos de chapas perfuradas

Agora que você tem as informações necessárias para conferir se uma chapa perfurada é de qualidade basta conhecer os tipos deste material que são facilmente encontrados no mercado.

Somente assim você pode definir qual a chapa perfurada ideal para o seu projeto. Confira os modelos mais comuns:

Furos hexagonais: este tipo de chapa perfurada é muito procurada para finalidades estéticas, principalmente em projeos arquitetônicos.

Os furos hexagonais são ótimos, também, para serem usados na ventilação de equipamentos eletrônicos e cabines elétricas.

Furos losangulares: as chapas com este tipo de furo são usadas habitualmente por quem necessita de áreas mais abertas. Oferecem um ótimo acabamento com apelo estético.

Furos oblongos: as chapas de perfuradas de qualidade com furos oblongos são perfeitas para separação e limpeza.

Isso ocorre por causa da sua disposição especial, que facilita a limpeza de grãos; fator que a torna interessante para diversos usos industriais.cosiaço-a

Furos quadrados: é indicado para aplicações que sejam ao mesmo tempo estéticas e necessitem de ventilação, como grades de proteção, por exemplo.

Furos redondos: extremamente versáteis as chapas perfuradas de qualidade com furos redondos possuem diversas aplicações.

Podendo ser usadas na indústria, devido à alta resistência que apresentam a desgastes; em aplicações estéticas, para colocar mais beleza em projetos de arquitetura devido a sua simetria ou para aproveitamento da acústica devido ao seu formato diferenciado.

Furos retangulares: com aplicações relacionadas à proteção, estética e ventilação; as chapas com furos deste tipo apresentam as suas retas em diversas disposições diferentes, para que você escolha a que mais se adequa às suas necessidades.

Furos venezianas: se você necessita de ventilação a principal indicação é usar as chapas perfuradas com furos deste tipo.

No mercado é possível encontrar dois tipos: as que possuem os seus cantos vivos e as que possuem os cantos arredondados.

Vale a pena lembrar que as chapas perfuradas, além destes tipos mais comuns, podem apresentar perfurações especiais.

Hoje em dia, se você deseja encontrar uma chapa perfurada de qualidade você pode contar com serviços personalizados.

Há muitas empresas que trabalham com a perfuração nas medidas que você desejar. Desta maneira o seu projeto pode ficar único, da maneira que você precisar.

Agora que você esta por dentro do que garante a qualidade de uma chapa perfurada, conhece os seus principais tipos e as aplicações mais procuradas no mercado é bem mais fácil conseguir criar um bom projeto.

Saiba também a respeito de CHAPAS EXPANDIDAS PARA A FABRICAÇÃO E MÓVEIS.