O piso laminado é uma opção bonita que deixa qualquer ambiente muito mais charmoso e aconchegante. Para desvendar dúvidas sobre este tipo de revestimento saiba como são feitos os pisos laminados.

Muitas vezes, o piso laminado é confundido com outros produtos de aparência semelhante, como o carpete de madeira, por exemplo. Porém ele possui características específicas.

Por isso, é importante saber como são feitos os pisos laminados para que não haja dúvidas ao colocar este tipo de produto na sua casa.

Como são feitos os pisos laminados? 

Do que é feito um piso laminado?

Muitas pessoas acham que a madeira maciça é usada na composição dos pisos laminados, isso acontece por causa da sua aparência ser muito parecida com a da madeira verdadeira.

Na realidade, o piso laminado é fabricado a partir de diversos elementos que conferem a sua beleza, usabilidade e resistência.

Sua estrutura básica é composta por quatro elementos principais: balanço, substrato, lâmina decorativa e overlay. 

Conheça as camadas dos pisos laminados

Todas as camadas do piso laminado possuem um tipo de função específica. Saiba mais sobre elas para entender como são feitos os pisos laminados. Veja a seguir:

  • Balanço: é a camada inferior dos pisos laminados, que fica acima do contra piso. Ela é responsável pela estabilidade do piso e também é a camada que realiza a proteção contra os danos causados pela umidade.Para desempenhar todas essas funções, o balanço pode ser fabricado com dois tipos de materiais: o kraft ou o sintético. 
  • Substrato: é a camada principal do piso laminado, responsável pela sua resistência a impactos. É formado por extratos de madeira que foram previamente triturados e prensados, o que a torna a camada mais grossa. Os extratos de madeira usados no substrato podem ser o HDF, MDF ou o HPP. Nessa camada é que são colocados os encaixes que realizarão a fixação do piso no chão.
  • Lâmina decorativa: sabe o aspecto de madeira observado no piso laminado? Ele é daquela forma por causa da lâmina decorativa! Esta camada é responsável pelo visual que o piso apresentará. Dependendo do fabricante, a lâmina decorativa pode ser fabricada com um material impresso que imite a aparência da madeira ou com um fino filme de madeira. 
  • Overlay: é o selamento do piso laminado. Trata-se da camada que fica em contato com o meio externo e que, consequentemente, sofre vários danos e passa pelo processo de limpeza diária. Por ter esse contato com o exterior, o overlay é um tipo de película extremamente forte e resistente, que suporta possíveis arranhões e riscos que possam estragar o piso laminado. 

Os diferentes tipos de pisos laminados

Ao saber como são feitos os pisos laminados, você entende o porquê deste tipo de revestimento ter tanta procura pelas pessoas que desejam deixar a sua casa mais bonita.

Saiba que há dois tipos comuns de pisos laminados para você aplicar na sua casa. Confira as diferenças entre eles. 

  • Pisos laminados de madeira: as lâminas deste tipo de piso possuem cerca de 7 milímetros de espessura e a sua característica principal é o substrato fabricado com madeira. O overlay aplicado neste tipo de piso é de altíssima qualidade e muito bonito. É o piso ideal para lugares onde não haja um tráfego intenso de pessoas, como residências, por exemplo. 
  • Pisos laminado de alto tráfego: alta resistência a desgastes é a principal característica deste piso laminado. O seu substrato é composto principalmente por HDF, que são partículas de madeira prensadas. Por causa da sua resistência maior, este tipo de piso é perfeito para ambientes comerciais. Também pode ser usado em residências, caso você deseje um produto de maior durabilidade. 

As vantagens de um piso laminado

Agora que você está ciente sobre como é feito um piso laminado, descubra as vantagens de aplicá-lo na sua casa. 

  • Instalação fácil e rápida: a colocação deste tipo de piso é realizada através de encaixes ou com o uso de uma cola especial, o que torna o processo rápido e limpo. 
  • Sustentabilidade: o material usado na sua fabricação, na maioria das vezes, é proveniente de árvores reflorestadas.
  • Limpeza simples: basta uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido que o seu piso laminado esteja limpinho.

Saber como é feito um piso laminado é importante para entender a beleza desse material e as vantagens que ele pode trazer para qualquer ambiente da sua casa.