Alguns reparos podem ser feitos pelos próprios usuários com um pouco de conhecimento. O plugue da fonte para notebook pode quebrar devido a dobras no cabo, choques ou pelo desgaste, mas é uma peça simples de se consertar. O reparo pode ser uma boa opção para quem não quer comprar uma nova fonte ou levar o aparelho a uma assistência técnica. Lembre-se que se o aparelho ainda estiver coberto pela garantia você pode levá-lo a uma assistência técnica e que o reparo em casa só é recomendado para quem tem alguma experiência. O reparo também é indicado para quem quebrou o plugue pelo mau – uso, pois dessa forma a assistência técnica não tem essa obrigação.

O que precisar

Para realizar o reparo no plugue da fonte para notebook são necessárias algumas ferramentas que muita gente tem em casa, saiba mais. Na maioria dos casos é necessário apenas um alicate de corte, alicate de bico fino, fita isolante e uma massa para moldagem (Durepoxi), contudo, em algumas situações será preciso usar uma solda eletrônica.

Durepoxi-100g

Descobrindo onde está o problema

O primeiro passo é saber se o problema é no plugue para isso examine bem o cabo e veja onde pode estar ocorrendo a ruptura, geralmente, é o lugar onde está quebrado. A base do cabo é o lugar onde o cabo pode estar danificado e é este o lugar em que é preciso utilizar o alicate de corte. Você deverá cortar a parte de borracha que recobre o plugue, mas faça com cuidado para não comprometer os fios do plugue. Neste caso faça pequenos cortes superficiais com o alicate até ver o cabo. Faça os cortes pelas laterais e retire todo o material que o recobre até identificar onde está o fio como fio quebrado.

Reparando o fio

Depois de encontrar o fio, o próximo passo é repará-lo, geralmente é necessário apenas ligar o fio que se quebrou e pode ser necessário apenas usar uma fita adesiva após enrolar um ao outro. Se o problema for a base do plugue será necessário aplicar a solda elétrica e para isso é necessário ter um pouco mais de cuidado. Coloque a solda para aquecer junte o fio e aplique apenas uma gota, se não for suficiente aplique uma nova. Tenha muito cuidado, pois a solda é bem quente e você pode se machucar se acidentalmente os pingos caírem sob a pele. Depois de aplicar, espere secar para fechar o plugue.

Fechando o plugue

Plugue do cabo notebook

Depois será necessário fechar o plugue, mas como ele foi totalmente aberto será necessário refazê-lo usando a massa para modelagem. Para isso separe um pequeno pedaço que seja suficiente para cobrir a base do plugue que foi retirada, tente imitar o tamanho e espessura da base anterior, modelando a massa de acordo adequadamente. Depois de ter modelado espere secar para ver como ficou o resultado, se preferir pode usar tinta da cor do cabo, geralmente preta para deixar ainda mais parecido com a base do plugue.  Se esse procedimento não consertar o fio é necessário ver se o problema é realmente no cabo, caso não seja nele, o ideal é adquirir uma nova fonte.